3º Ano Vocacional da Igreja do Brasil.

Por João Costa | publicado em | Arquidiocese

Estamos vivendo, com alegria e esperança, o 3º Ano Vocacional da Igreja do Brasil, proposto pela Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), e que acontece até 26 de novembro deste ano.

A temática escolhida foi “Vocação: Graça e Missão”, e o lema tem inspiração bíblica: “Corações ardentes, pés a caminho” (Cf Lc 24, 32-33), que faz recordar a experiência dos discípulos de Emaús.

“Enquanto a Graça faz o coração arder, a Missão faz os pés estarem a caminho, em movimento. Entre o coração que arde ao escutar a Palavra do Ressuscitado e os pés que se colocam a caminho para anunciar o encontro com o Cristo, temos a parada, o sentar-se à mesa, o pão repartido, a partilha, a comunhão, um gesto fundamental que faz os olhos se abrirem” (Texto-Base, n. 1).

O Ano Vocacional tem o objetivo de “promover a cultura vocacional nas comunidades eclesiais, nas famílias e na sociedade, para que sejam ambientes favoráveis ao despertar de todas as vocações, como Graça e missão, a serviço do Reino de Deus” (Texto-Base, n. 9).

O discernimento vocacional é sempre um caminho necessário de ser trilhado, para que cada um descubra o seu lugar na Igreja e no mundo, visando sempre a construção do Reino de Deus, e recordando o chamado de todos à santidade.

A vida na Igreja nos propõe muitos modos de servir. Tudo na Igreja é vocacional. Tudo é chamado de Deus, que ama com um amor incondicional e, justamente por amar, chama e envia.

Na Arquidiocese de Campinas, desejando estar em sintonia com toda a Igreja do Brasil, fazemos chegar as reflexões do Ano Vocacional nas Paróquias e Comunidades (por meio de vigílias e formações vocacionais, materiais impressos e audiovisuais). Contudo, também intencionamos falar aos que não estão tão próximos, pois esses também são chamados.

Estejamos unidos em oração em favor da promoção das vocações. Sabemos que Deus nos chama, mas precisamos estar atentos para discernir os sinais do chamado e ajudar os que ainda não descobriram sua vocação.

Maria, Mãe de todas as vocações, rogai por nós!