Abertura da 56ª Assembleia Geral dos Bispos do Brasil

Por Wilson Cassanti | publicado em | Arquidiocese

O Cardeal Arcebispo de Brasília e Presidente da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil – CNBB, Cardeal Sergio da Rocha, presidiu na manhã de hoje, dia 11 de abril, a Missa de Abertura da 56ª Assembleia Geral dos Bispos – AG, que será realizada em Aparecida até o próximo dia 20 de abril.

A Missa foi concelebrada pelo Núncio Apostólico no Brasil, Dom Giovanni d’Aniello, e por Dom Murilo Sebastião Ramos Krieger, Arcebispo de Salvador, BA, Primaz do Brasil e Vice-Presidente da CNBB; Dom Orlando Brandes, Arcebispo de Aparecida, SP; Dom Pedro Carlos Cipollini, Bispo de Santo André, SP; Dom Guilherme Antônio Werlang, Bispo de Lages, SC; Dom João Justino de Medeiros Silva, Arcebispo Coadjutor de Montes Claros, MG.

O tema central da 56ª AG é “Diretrizes para a Formação dos Presbíteros da Igreja no Brasil”. Os bispos vão tratar, também, de vários outros temas, como o Texto sobre novas comunidades, Estatutos da CNBB, Pensando o Brasil: Estado laico, Ano do Laicato, Sínodo da Pan-Amazônia e indicações para as Diretrizes Gerais da Ação Evangelizadora da Igreja no Brasil (DGAE), que serão renovadas em 2019.

Após a Celebração Eucarística, às 09h15, os Bispos foram acolhidos no Centro de Eventos Pe. Vítor Coelho de Almeida, no pátio do Santuário Nacional de Nossa Senhora Aparecida, para o início dos trabalhos.

No dia de hoje, os Bispos se ocuparão com algumas tarefas estatutárias antes de começarem os debates. A principal destas tarefas será a apresentação do relatório da presidência sobre as atividades desde a última Assembleia Geral, em maio do ano passado. O Cardeal Sergio da Rocha vai apresentar os principais encontros e pronunciamentos da Conferência no último ano. Constam ainda das tarefas do dia, a apresentação de uma análise de conjuntura eclesial e os primeiros informes sobre os próximos sínodos, dos jovens e da Pan-Amazônia.

Todo o trabalho de preparação para o encontro foi realizado sob a coordenação do Secretário-Geral, Dom Leonardo Ulrich Steiner, que será substituído no comando da reunião por Dom Esmeraldo Barreto de Farias, Bispo Auxiliar de São Luís do Maranhão. Lembramos que Dom Leonardo foi submetido a um cateterismo após sofrer um infarto no miocárdio e se encontra em recuperação em sua casa.

Estamos todos unidos aos nossos bispos, pedindo a Deus que os abençoe para que os dias em que estiverem na casa da Mãe Aparecida sejam plenos de saúde, paz, alegrias e que tenham um frutuoso trabalho.

O Setor Imprensa da Arquidiocese de Campinas estará, nesses dias, reproduzindo as notícias vindas de Aparecida. Você pode acompanhar toda a Assembleia, também, pelo site da CNBB, www.cnbb.org.br, ou pelas emissoras católicas de televisão, que transmitirão, ao vivo, vários momentos da Assembleia.

(Com informações da CNBB)