Assembleia Arquidiocesana: veja vídeos e fotos e baixe arquivos

Por Barbara Beraquet | publicado em | Arquidiocese

Foram três dias de Assembleia Arquidiocesana, de 13 a 15 de setembro de 2019, no Mosteiro de Itaici, em Indaiatuba (SP).

Na abertura, foram apresentados os participantes das instâncias da Igreja de Campinas. Os seminaristas da Arquidiocese conduziram as orações e cantos. Refletimos o livro do Êxodo 3,7-10. “Estamos nos esquecendo de Deus em meio a tanto barulho e agitação. Mas Ele não se esquece de nós”.
Acolhemos a imagem de nossa Padroeira, a Imaculada Conceição.
O cerimonialista Felipe Zangari chamou Dom João Inácio Müller e a Equipe Executiva de Pastoral para compor a mesa. Pe. José Eduardo Meschiatti fez a acolhida e a apresentação da Equipe executiva que conduzirá o processo de encaminhamento da elaboração do 9. Plano de Pastoral Orgânica. Explicou, também, a dinâmica de elaboração do 8. Plano e o levantamento das carências e dificuldades para a evangelização. O relatório apresentou as dificuldades e as disposições para o novo plano. Após a palavra de acolhida e incentivo de Dom João Inácio Müller, foram apresentados os assessores da sexta-feira 13: Prof.a. Brenda Carranza e Pe. Luiz Roberto Benedeti.

Após o café da manhã no dia 14, sábado, os participantes da Assembleia Arquidiocesana se encontraram no Auditório Ranha dos Apóstolos para iniciar os trabalhos da manhã do sábado. O Pe. José Eduardo Mschiatti e Carmen Ventura falaram sobre o documento 109 da CNBB, com as Diretrizes da Ação Pastoral da Igreja no Brasil 2019-2023. Coordenador da Equipe de elaboração do 9º PPO, o Pe. Edemilson Euclides Lovatto falou dos destaques do Documento 109 para serem refletidos para o PPO.

Um segundo momento de reflexão sobre o Documento 109 da CNBB, Diretrizes da Ação Evangelizadora da Igreja no Brasil, “Um novo jeito de ser e de viver”, foi conduzido pelo Mons. João Luiz Fávero.

No período da tarde, os representantes das várias instâncias foram divididos em 20 grupos que apontaram indicações relevantes para a ação evangelizadora da Igreja de Campinas. Os grupos refletiram sobre os pilares que sustentam a simbologia da Casa, a Comunidade Eclesial Missionária: Palavra – Caridade – Pão – Ação Missionária.

No início do domingo, dia 15 de setembro, foram apresentados os resultados dos trabalhos em grupos do sábado à tarde.
A partir das contribuições da Assembleia Arquidiocesana, realizada de 13 a 15 de setembro de 2019, partimos, agora, para a terceira etapa de elaboração do 9º PPO – Realidades Paroquiais e Pastorais. Essa etapa será realizada nos meses de outubro e novembro próximos, nas Paróquias, Comissões, Equipes, Movimentos e demais Organismos Arquidiocesanos. O objetivo é estudar e aprofundar, nessas instâncias arquidiocesanas, as indicações levantadas na Assembleia Arquidiocesana e as contribuições do Clero e da Colegiada de Pastoral; destacar e justificar os encaminhamentos práticos dos quatro pilares das Diretrizes Gerais da Ação Evangelizadora da Igreja no Brasil – Pão, Palavra, Caridade e Ação Missionária; incorporar no planejamento pastoral de 2020 as indicações levantadas da Assembleia Arquidiocesana e as indicações destacadas em sua realidade; encaminhar para as Foranias e Áreas Pastorais as indicações e justificativas destacadas pelas Paróquias, Comissões, Equipes, Movimentos e Organismos da Arquidiocese.

No final da manhã de domingo, 15 de setembro, encerrou-se a Assembleia Arquidiocesana, com Celebração Eucarística presidida por Dom João Inácio Müller, Arcebispo Metropolitano de Campinas.

Materiais da Assembleia para Download (inclui a revista Encontros)

Homilia da Missa de Encerramento da Assembleia

Entrevista com Dom João Inácio Müller