Bispos da América Latina e do Caribe se reúnem em Porto Rico

Por João Costa | publicado em | Arquidiocese

Cardeal Odilo Scherer: 39ª Assembleia do Celam, “momento de graça para a Igreja em nosso continente”

Padre Modino – CELAM

Os bispos da América Latina e do Caribe se reúnem em Porto Rico de 16 a 19 de maio para a 39ª Assembleia Geral do Celam. Segundo o cardeal Odilo Scherer, arcebispo de São Paulo e vice-presidente primeiro do Conselho Episcopal Latino-americano e Caribenho, “este é um momento de graça para a Igreja em nosso continente, que está empenhada na evangelização e no serviço aos povos dos nossos países”.

Palavras proferidas na homilia da Eucaristia celebrada na véspera do início dos trabalhos com alguns dos participantes da Assembleia, que aos poucos estão chegando na sede do encontro. Dom Odilo fez a proposta de rezar com duas intenções: “primeiro, para agradecer o trabalho da Igreja em cada diocese, em cada paróquia, em cada comunidade do nosso continente”. O arcebispo de São Paulo insistiu em que “temos uma quantidade e uma variedade quase inumerável de organizações e expressões de vida cristã, de anúncio, testemunho e celebração do Mistério da fé. Da mesma forma são incontáveis as iniciativas de caridade e de solidariedade social em nossas igrejas particulares que levam alívio ao sofrimento de tantos irmãos, consolo, e os ajudam a ter vida digna e respeitada”.

Santa Missa

O cardeal lembrou que a 39ª Assembleia do Celam será realizada “em terras onde aportaram os primeiros evangelizadores da América, Porto Rico, La Española, logo do lado, República Dominicana, há mais de cinco séculos em nosso continente”, algo que “merece um grande reconhecimento da ação silenciosa, mas eficaz do Espírito Santo que Jesus prometeu e constantemente infunde sobre a Igreja, para que ela tenha a coragem do testemunho, a força da perseverança e o consolo nas horas de perseguição e martírio, que também não faltam”.

Em segundo lugar, o cardeal Scherer disse querer “agradecer o trabalho do Celam ao longo da sua existência, como organismo de serviço e comunhão às conferências episcopais e de testemunho do Evangelho entre os povos do nosso continente”. De modo especial agradeceu “pelo trabalho do Celam no quadriênio que estamos para encerrar”, destacando três ações marcantes: “a renovação e reestruturação do organismo, que culminou com a elaboração do Estatuto; a celebração da Primeira Assembleia Eclesial da América Latina e do Caribe; e a construção da nova sede do Celam”.

Santa Missa

Elementos que são vistos como “realizações que contaram com a participação generosa de tantas pessoas, e naturalmente estes serviços puderam ser levados a cabo porque também tinham sido iniciados, sobretudo a renovação do Celam e a construção da nova sede, pelas presidências anteriores”, insistiu o arcebispo de São Paulo.

A segunda intenção que o cardeal colocou foi que “esta missa seja para pedir as luzes e graças de Deus para a Assembleia que estamos a iniciar e para o trabalho do próximo quadriênio e do futuro próximo do Celam”. Segundo Dom Odilo, “este organismo eclesial continental tem prestado um válido serviço de comunhão, discernimento e animação da vida eclesial em nossos países e nossas igrejas”, lembrando do significado das cinco conferências continentais do episcopado que foram realizadas.

O vice-presidente primeiro do Celam não esqueceu que “a Igreja de nosso continente tem muitos e grandes desafios a enfrentar para que o testemunho e o anúncio do Evangelho continuem a permear a vida dos nossos povos como luz, sal e fermento do Reino de Deus em nossos tempos”. Por isso, ele pediu que “o Espírito Paráclito, o Defensor, o Consolador dos discípulos de Cristo, que ele continue a dar a todos nós e toda nossa Igreja, o discernimento, a coragem, a generosidade da missão que continua”.

Fonte: vaticannews.va