Bispos paulistas se reúnem para a 84ª edição da Assembleia Regional

Por Adriana | publicado em | Arquidiocese

Após dois anos sem o encontro presencial, episcopado do Estado de São Paulo refletirá os 15 anos da V Conferência Geral do Episcopado Latino-Americano e do Caribe

De 7 a 9 de junho, o episcopado paulista estará reunido no Mosteiro de Itaici, em Indaiatuba (SP), para a realização das 84ª Assembleia Regional dos Bispos. Após o início da pandemia, em 2020, a iniciativa será o primeiro encontro presencial dos bispos do Estado de São Paulo.

Tendo como tema central os 15 anos da realização da V Conferência Geral do Episcopado Latino-Americano e do Caribe, em Aparecida (SP), os arcebispos e bispos do Regional Sul 1 terão três dias conjuntos de reflexão e oração a partir da realidade pastoral das arquidioceses do Estado de São Paulo, orientados pela sinodalidade eclesial.

“Depois de dois anos sem assembleias presenciais, a 84ª Assembleia dos Bispos do Regional se reveste de um caráter especiais, no contexto dos 70 anos de criação da CNBB e da celebração dos 15 anos do Documento de Aparecida, como um convite a redescobrir a identidade da Igreja da América Latina à luz da sinodalidade”, acrescentou o Pe.Thiago Faccini Paro, secretário-executivo do Regional.

SUL 1

Com sede na capital paulista, o Regional Sul 1 da CNBB compreende as seis arquidioceses e as 36 dioceses do Estado de São Paulo e tem como presidente Dom Pedro Luiz Stringhini, bispo diocesano de Mogi das Cruzes; como o vice-presidente, o bispo diocesano de Guarulhos, Dom Edmilson Amador Caetano, e como secretário Dom Luiz Carlos Dias, bispo diocesano de São Carlos.

Os padres Thiago Faccini Paro e Michel dos Santos são, respectivamente, secretário executivo e secretário administrativo. O Regional conta, hoje, com 53 bispos ativos e 32 eméritos.

Destacamos que a assembleia acontece em nossa Arquidiocese de Campinas, e Dom João Inácio Müller, nosso Arcebispo está participando.

Rezemos por nossos pastores!