Cardeal Cláudio Hummes fará palestra em Campinas

Por Barbara Beraquet | publicado em | Arquidiocese

O Cardeal Dom Cláudio Hummes estará em Campinas, no Colégio Imaculada, no dia 10 de setembro, às 19h30, para uma palestra sobre o Sínodo da Amazônia. Toda a Arquidiocese de Campinas está convidada para esse encontro de fundamental importância, quando tantas informações desencontradas circulam pelo país sobre a região.

A presença do Cardeal Dom Cláudio Hummes, nomeado pelo Papa Francisco, em 04 de maio de 2019, como Relator Geral do Sínodo da Amazônia, será oportunidade para que tenhamos conhecimento da preocupação do Papa Francisco e da nossa Igreja sobre a realidade dos povos indígenas, dos ribeirinhos e da natureza agredida e vilipendiada.

O Papa Francisco convocou, no dia 15 de outubro de 2017, uma Assembleia Especial do Sínodo dos Bispos para a região Pan-amazônica, que será realizada no Vaticano, nos dias 06 a 27 de outubro de 2019, com a presença dos bispos dos nove países que abrangem a região Pan-Amazônica. Desse território, em números arredondados, 67% pertence ao Brasil, 13% ao Peru, 11% à Bolívia, 6% à Colômbia, 2% ao Equador e 1,1% à Venezuela, Suriname, Guiana e Guiana Francesa.

Ao convocar o Sínodo, o Papa disse que “o objetivo principal desta convocação é identificar novos caminhos para a evangelização daquela porção do Povo de Deus, especialmente dos indígenas, frequentemente esquecidos e sem perspectivas de um futuro sereno, também por causa da crise da Floresta Amazônica, pulmão de capital importância para nosso planeta”. Assim, foi escolhido como tema do Sínodo: “Amazônia: novos caminho para a Igreja e por uma ecologia integral”.

O Documento de Trabalho do Sínodo (Instrumentum Laboris) foi publicado no dia 17 de junho de 2019, pela Secretaria Geral do Sínodo dos Bispos. O Documento é fruto de um processo de escuta que teve início com a visita do Papa Francisco a Puerto Maldonado (Peru) em janeiro de 2018, prosseguiu com a consulta ao Povo de Deus em toda a Região Amazônica por todo o ano e se concluiu com a II Reunião do Conselho Pré-Sinodal, em maio passado. Acesse a íntegra do Documento no site do Vaticano, clicando aqui.