• Padre Marcelo Gomes Vacucava

Administrador Paroquial da paróquia São João Paulo II (Indaiatuba), Assessor Eclesiástico da Comissão de Educação e Ensino Religioso.

O Padre Marcelo Gomes Vacucava nasceu em São Paulo, no dia 03 de janeiro de 1984. Filho de Moacir Vacucava (in memoriam) e Erotides Gomes Vacucava. São seus irmãos: Celso Gomes Vacucava (in memoriam), Cesar Gomes Vacucava, Selma Patrícia Vacucava e Sandra Regina Vacucava. Recebeu o chamado à vocação muito jovem, na paróquia onde foi batizado e recebeu sua primeira eucaristia: a Paróquia Nossa Senhora do Belo Ramo, em São Paulo SP. Tal chamado foi se concretizando através das experiências realizadas junto às comunidades de língua latina, após o sacramento de sua Confirmação no Japão, na diocese de Saitama, país em que viveu e trabalhou por dez anos, tendo lá chegado aos 16 anos. Porém, o discernimento de seu chamado demorou um pouco para acontecer. Após seu retorno ao Brasil, trabalhou como auxiliar administrativo em um tradicional restaurante na cidade de Campinas e iniciou a graduação no curso de Administração de Empresas, na Universidade Adventista de São Paulo (UNASP). Na paróquia Nossa Senhora do Rosário de Hortolândia, SP, pôde crescer na fé e, cada vez mais, discernir o chamado de Deus em sua vida, o que aconteceu após sua participação na JMJ Madrid 2011 e JMJ Rio de Janeiro 2013. Iniciando seu processo de discernimento vocacional no ano de 2013, participou dos encontros vocacionais promovidos pela Arquidiocese de Campinas para o ingresso no seminário, sendo admitido no Instituto Vocacional São José, fase do Propedêutico da Arquidiocese de Campinas, no ano de 2014. Em 2015, ingressou no Seminário Maior Imaculada Conceição, onde cursou a Filosofia, tornando-se bacharel pela Pontifícia Universidade Católica de Campinas (PUCC). Iniciou seus estudos teológicos em 2018, cursando a Teologia na mesma Universidade. Esteve ali até 2021, tendo obtido nota máxima em seu trabalho de conclusão de curso com o tema: “A Imigração Japonesa no Brasil e o protagonismo de Margarida Watanabe numa resposta ao chamado à santidade leiga”, tornando-se Bacharel em Teologia em 2022, em solene Colação de grau. Durante o período de formação, atuou nas mais diversas pastorais, tais como: liturgia, catequese, coroinhas e acólitos, pastorais sociais, pastoral Nipo-Brasileira, além de ter trabalhado em formações e encontros de espiritualidade. Atuou pastoralmente nas paróquias: Nossa Senhora do Rosário (Hortolândia, 2014), Nossa Senhora Aparecida dos Campos Verdes (Hortolândia, 2015- 2016), São Francisco de Assis (Vinhedo, 2017- 2018), São Francisco de Assis (Indaiatuba, 2019- 2020), Santo Antônio de Sant'Anna Galvão (Campinas, 2021). Aprovado para o Ano de Síntese Vocacional, desde Janeiro deste ano, encontra-se residindo em Elias Fausto, sendo acompanhado pelo padre Mateus de Lima Ramos, na Paróquia São José. Ordenado DIÁCONO no dia 18 de junho de 2022, às 9h30, na Matriz Nossa Senhora Auxiliadora (Liceu Salesiano), em Campinas/SP. Pelo Arcebispo Metropolitano de Campinas, Dom João Inácio Muller. Escolheu como lema de ordenação diaconal: "DEI-VOS O EXEMPLO PARA QUE FAÇAIS O MESMO." (Jo 13,15) Foi ordenado presbítero no dia 26 de novembro de 2022, pelas mãos de Dom João Inácio Muller, Arcebispo Metropolitano de Campinas, na Paróquia Sagrado Coração de Jesus, em Paulínia.

Veja mais em Padres Diocesanos