Diác. Marcos Itou Pinheiro

Paróquia Santa Teresinha (Sumaré)

(19) 3306.7850

Marcos Itou Pinheiro é o terceiro de oito filhos do casal Manoel Pompilio Pinheiro (memória) e Tieco Itou Pinheiro. Nasceu no dia 20 de janeiro de 1966, em Campinas, onde viveu grande parte de sua vida. É casado com Nilda Maria Silva Itou Pinheiro, com quem teve um casal de filhos: Daniele da Silva Itou Pinheiro e Gustavo da Silva Itou Pinheiro. São maiores de idade e ainda solteiros.

Por mais de 30 anos têm exercido atividade profissional em uma Associação de Avicultura. Teve sua primeira base religiosa através do oratório Dom Bosco no Liceu Salesiano onde participou por alguns anos. De lá, já casado, mudou-se para Hortolândia e começou a participar mais ativamente na comunidade São Marcos, pertencente à Paróquia Nossa Senhora do Rosário.

Mudando-se para Sumaré, assumiu atividades, por breve período, na Comunidade Santa Bárbara, atual Paróquia Santa Bárbara. De lá, mudou-se novamente e assumiu compromissos na Paróquia Santa Teresinha, onde permanece até hoje.

Nessa caminhada religiosa teve diversas experiências e assumiu trabalhos na pastoral do Batismo, Grupo de Oração Carismático, Liturgia de comunidade, Liturgia paroquial, Catequese paroquial, Pastoral Familiar, ECC, Coordenador de Comunidade, CPP, Colegiada de Forania, formador Escola da Fé paroquial e Ministro leigo da Palavra por mais de 10 anos.

Em 2007 iniciou o discernimento vocacional para Diácono Permanente, sendo acompanhado mais diretamente pelos padres Clodoaldo Rogério Verdin, Carlos Donizeti da Silva e, agora, Claudiney Ferreira de Almeida.

Participou de diversos cursos, formações e retiros, relacionados à Igreja e ao diaconato permanente.

Para ele, o que conduziu seus passos nessa caminhada foi a passagem das Sagradas Escrituras onde Jesus convidava Pedro a avançar para águas mais profundas e lançar as redes (Lc 5,4). Sentiu como um chamado da igreja para aprofundar seu conhecimento sobre ela.

Com grande alegria foi Ordenado Diácono Permanente pelas mãos do Arcebispo Metropolitano Dom Airton José dos Santos, em 26 de dezembro de 2015.

O exercício de seu ministério diaconal está sendo exercido na Paróquia Santa Teresinha procurando contribuir com Pe. Claudiney em suas necessidades, seja conduzindo Celebrações da Palavra, auxiliando em formações, realizando batizados, casamentos, visitando famílias ou abençoando casas.

Está, atualmente, iniciando um trabalho de acompanhamento de um Núcleo missionário chamado Nossa Senhora Aparecida, criado pelo Pe. Claudiney dentro da ocupação do bairro Vila Soma em Sumaré, região que pertence à área da Paróquia Santa Teresinha.

Na cidade de Sumaré, foi designado pelo clero da Forania Cristo Rei para acompanhar e desenvolver ações envolvendo o ministério das exéquias na cidade, junto aos cemitérios existentes.