• Monsenhor Dr. Adriano Broleze

Vigário Judicial do Tribunal Eclesiástico Interdiocesano de Campinas - Pároco da Paróquia Nossa Senhora da Evangelização (Campinas)

Mons. Dr. Adriano Broleze nasceu na cidade de Amparo, SP, no dia 13 de julho de 1976, filho de Jair Broleze e de Nair Tereza Camillo Broleze. Foi batizado no dia 22 de agosto de 1976, na Capela de Nossa Senhora Aparecida, no Distrito de Arcadas. Estudou no Instituto de Educação Dr. Coriolano Burgos. Foi coroinha e catequista da Paróquia São Sebastião, em Amparo, e trabalhou na Guarda Mirim de Amparo. Ingressou no Seminário Propedêutico São José, da Arquidiocese de Campinas, na cidade de Pedreira, em 1995. Com a criação da nova Diocese, passou a ser seminarista de Amparo, em 23 de dezembro de 1997. Cursou Filosofia (1996-1998) e Teologia (1999-2002) na Pontifícia Universidade Católica de Campinas - PUC-Campinas. Foi ordenado Diácono no dia 01 de novembro de 2002, na Igreja Matriz de São José, em Mogi Mirim, e Presbítero no dia 21 de fevereiro de 2003, na Matriz de São Sebastião, em Amparo. Foi nomeado Vigário Inter-Paroquial da Paróquia São Sebastião, em Amparo, onde permaneceu até 28 de novembro de 2004, quando tomou posse como Administrador Paroquial da Paróquia Nossa Senhora Aparecida, no Distrito de Arcadas. Neste período, foi Professor do Seminário Menor Diocesano, nas disciplinas de História da Igreja e Introdução à Filosofia, e Diretor Diocesano do ECC. Estudou no Instituto de Direito Canônico “Pe. Dr. Giuseppe Benito Pegoraro” agregado ao Institutum Utriusque luris da Pontifícia Universidade Lateranense de Roma, laureando-se Mestre em Direito Canônico (2006 a 2008). Nos anos de 2009 até junho de 2010 residiu no Pontifício Colégio Pio Brasiliano em Roma, participando de vários cursos, laureando-se com o título acadêmico de Doutor em Direito Canônico pela Pontifícia Universidade Lateranense de Roma. Retornando a Amparo, foi Juiz Auditor da Câmara Eclesiástica de Amparo, Defensor do Vinculo e Promotor de Justiça do Tribunal de Campinas. Foi nomeado, também, Pároco da Paróquia Santo Antônio, em Itapira, no dia 22 de agosto de 2010 onde permaneceu até 08 de abril de 2012. No dia 17 de agosto de 2010 foi nomeado Vigário Judicial do Tribunal Eclesiástico Interdiocesano de Campinas. Assumiu, em 15 de abril de 2012, a Paróquia Sant’Ana, em Pedreira, onde permaneceu até 08 de abril de 2013, quando transferiu-se para a Arquidiocese de Campinas. Foi nomeado, em 08 de julho de 2014, como Pároco da Paróquia Nossa Senhora de Fátima, em Campinas, tomando Posse Canônica em 16 de agosto, em celebração presidida por Dom Airton José dos Santos, Arcebispo Metropolitano. Em 2017 completou o Pós-Doutorado na Faculdade de Direito de Coimbra, Portugal. Recebeu o Decreto de Incardinação na Arquidiocese de Campinas em 12 de setembro de 2017. Em fevereiro de 2018 assumiu a função de Diretor Adjunto do Centro de Ciências Humanas e Sociais Aplicadas - CCHSA na PUC-Campinas, atuando como Professor das Faculdade de Teologia e Direito. Bacharel em Direito pela USF 2020 (Advogado - OAB Campinas) e nomeado para o Ofício de Assistente Eclesiástico do Instituto Dom Nery, em Campinas em julho de 2020.

• Envie uma mensagem para Monsenhor Dr. Adriano Broleze

Esta mensagem será enviada para pe.adrianobroleze@hotmail.com