• Padre Bruno Alencar Alexandroni

Vigário Paroquial Santuário Paróquia Santa Rita de Cássia (Campinas) - Membro e Coordenador do Conselho de Presbiteros - Membro Colégio Consultores.

Padre Bruno Alencar Alexandroni nasceu no dia 22 de abril de 1958, em Socorro, SP, filho de Bruno Alexandroni e Therezinha de Oliveira Alexandroni. Fez o Curso primário na Escola Mista do Bairro dos Machados, de 1965 a 1967, e no Grupo Escolar “Cel. Olímpio Gonçalves dos Reis”, em 1968, em Socorro; curso ginasial e o colegial no IEE “Narciso Pieroni”, em Socorro, de 1969 a 1975; Seminário Maior no Instituto Bom Jesus, em Aparecia, SP, como seminarista da Diocese de Bragança Paulista, SP, estudando na Faculdade Salesiana de Filosofia, Ciências e Letras, em Lorena, SP, em 1976. De 1977 a 1978 residiu no Seminário da Imaculada, da Arquidiocese de Campinas, ainda como seminarista da Diocese de Bragança Paulista. Fez Licenciatura Plena em Filosofia e Teologia na PUC-Campinas, de 1977 a 1982. Em 1979 passou a ser seminarista da Arquidiocese de Campinas. Foi ordenado Diácono no dia 28 de maio de 1982, na cidade de Socorro, SP. A Ordenação Presbiteral foi no dia 02 de dezembro de 1982, na Matriz Santo Antônio, em Itapira, SP, por Dom Gilberto Pereira Lopes. Padre Bruno foi Pároco da Paróquia São Judas Tadeu, em Itapira, SP, de 1983 a 1984; Pároco da Paróquia Santa Luzia, nos Campos Elíseos, em Campinas, em 1985, onde permaneceu até março de 1989. Em 1989 assumiu como Vigário Paroquial da Paróquia São José Operário e, no mesmo ano, foi encarregado das Comunidades do Jardim Campineiro e Jardim São Marcos, como Vigário Paroquial da Paróquia Nossa Senhora das Graças. Foi Diretor do Instituto Pastoral da Arquidiocese de Campinas, de 1986 a 1987; Professor de Antropologia Teológica na PUC-Campinas, de 1988 a 1990; Cumpriu os créditos para Pós-graduação em Teologia Moral na Faculdade de Teologia Nossa Senhora da Assunção, em São Paulo, de 1989 a 1990. Em 1990 foi transferido para a Paróquia Nossa Senhora do Carmo, com Vigário Paroquial, onde permaneceu até agosto de 1993, quando assumiu a Paróquia Santa Inês, no Parque Universitário, em Campinas. Tornou-se, também, Diretor da Casa do Padre, criada em 1992 pela Arquidiocese, para acolhimento de Padres idosos ou dos que transitam por Campinas, onde permaneceu no cargo até 2000. No final de 1993, foi eleito Vigário Episcopal da Região Pastoral Campos Elíseos e em 18 de dezembro de 1993, foi designado Pároco da recém criada Paróquia Nossa Senhora de Guadalupe, tomando posse em 31 de janeiro de 1994. No dia 04 de março de 1997, com a criação da Forania Santos Apóstolos, foi designado Vigário Forâneo, cargo que exerceu até o final de 2000. Foi nomeado novamente para a Forania Santos Apóstolos por Dom Bruno Gamberini, no dia 09 de dezembro de 2008. Em meados de 1997 lançou pela PAULUS Editora, o Livro “Encontros de Oração a Nossa Senhora de Guadalupe” e em 1999 lançou o CD independente “Hinos à Virgem de Guadalupe”, co-produção com o Santuário Nossa Senhora de Guadalupe. Com o falecimento do Monsenhor Geraldo Azevedo, foi nomeado por Dom Gilberto Pereira Lopes, acumulando funções, como Administrador Paroquial da Paróquia Nossa Senhora do Carmo, para o período de 24 de julho a 05 de setembro de 2000. No dia 03 de setembro de 2010 foi nomeado por Dom Bruno como Coordenador da Região Pastoral Campinas. Foi nomeado por Dom Bruno para a Paróquia Santa Cruz, no Jardim Nova Europa, em Campinas, no dia 05 de janeiro de 2011 e como membro do Colégio de Consultores no dia 18 de maio de 2011. Com a eleição do Monsenhor João Luiz Fávero como Administrador Diocesano da Arquidiocese de Campinas, Padre Bruno foi indicado pela Coordenadoria de Pastoral, reunida no dia 13 de setembro de 2011, como Secretário de Pastoral e, posteriormente, como Coordenador de Pastoral, nomeações que foram mantidas por Dom Airton José dos Santos. Atualmente é membro do Colégio de Consultores  e em 21 de Abril de 2013 tomou posse como o primeiro pároco da Paróquia Nossa Senhora do perpétuo Socorro, desmembrada da Paróquia Santa Cruz em Campinas.

Veja mais em Padres Diocesanos