• Padre Jonas Barbosa da Silva

Vigário Forâneo Forania São José de Anchieta - Membro do Colégio de Consultores - Pároco da Paróquia Nossa Senhora Perpétuo Socorro - Indaiatuba.

Padre Jonas Barbosa da Silva nasceu em Campinas, no dia 28 de novembro de 1978, filho de Salvador Barbosa da Silva (Vadô), corretor de imóveis, e Sandra Aparecida da Silva, cozinheira, agentes de pastoral da Comissão Arquidiocesana de Pastoral Familiar. É formado em Técnico de Administração de Empresas pelo Colégio Cyro de Barros Rezende, de Valinhos, e graduado pela PUC-Campinas em Análise de Sistemas (2001), Filosofia (2005) e Teologia (2009). Trabalhou desde os 13 anos de idade como office-boy e posteriormente como Estagiário e Analista de Sistemas na Universidade de Campinas (UNICAMP), Quest Internatinal (Vinhedo), Colégio Notre Dame de Campinas, Empresa Brasileira de Correios e Telégrafos (Campinas) e Centro de Pesquisa e Desenvolvimento (CPqD - Telebrás). Foi Agente de Pastoral na Matriz da Paróquia Santo Cura D'Ars, em Campinas, atuando como Catequista do Sacramento da Crisma, Grupo de Jovens e Ministro Extraordinário da Eucaristia. Foi membro da coordenação da antiga Colegiada de Pastoral da Região Sul e Coordenador Arquidiocesano da Pastoral da Juventude, representando a Forania Nossa Senhora Aparecida. Como membro da CAPJ, colaborou na elaboração e coordenação do Dia da Juventude realizado no 14º Congresso Eucarístico Nacional, em 2001, e na realização da Jornada da Confiança com os irmãos de Taizé, realizada no ano de 2002. No ano de 2008 representou os seminaristas da Arquidiocese na Jornada Mundial da Juventude realizada em Sydney, Austrália. Ingressou no Seminário no ano de 2002 e exerceu estágio pastoral nas Paróquias Santo Cura D'Ars (Campinas), Santa Inês (Campinas), Sagrado Coração de Jesus (Paulínia), Santos Apóstolos (Campinas) e Nossa Senhora da Paz (Campinas). Faz parte da equipe dinamizadora do 7º Plano de Pastoral Orgânica da Arquidiocese. Foi ordenado Diácono no dia 20 de dezembro de 2009, por Dom Bruno Gamberini, na Igreja Nossa Senhora Auxiliadora, em Campinas. Neste dia foi nomeado para a Paróquia Nossa Senhora Aparecida, em Sumaré. Foi ordenado Presbíteros da Arquidiocese de Campinas no dia 22 de maio de 2010, pelas mãos de Dom Bruno Gamberini na Matriz de Santo Cura D’Ars, em Campinas. Neste mesmo dia recebeu nomeação como Vigário Paroquial da Paróquia Santa Teresinha, em Sumaré, e como Assessor da Área Pastoral Juventude. No dia 05 de janeiro de 2011 foi nomeado Administrador Paroquial da Paróquia Santa Clara, em Sumaré, e em 2013 foi nomeado pároco da mesma paróquia, onde permaneceu até 05 de março de 2017. Foi nomeado por Dom Airton José dos Santos, Arcebispo Metropolitano, em 10 de novembro de 2017, como Pároco da Paróquia Sant'Ana, em Campinas, com Posse Canônica em 03 de dezembro do mesmo ano. No dia 29 de novembro de 2019 foi nomeado Reitor do Seminário Imaculada de Teologia, por Dom João Inácio Müller.

Veja mais em Padres Diocesanos