Padre José Eduardo Meschiatti

Padre José Eduardo Meschiatti
Pároco da Paróquia Santa Teresa de Ávila (Campinas)
Coordenador Arquidiocesano de Pastoral


Data de Nascimento: 01/03/1963
Ordenação Diaconal: 22/12/2005
Ordenação Presbiteral: 09/06/2006

+55 19 3272.0786
j983274@gmail.com

O Padre José Eduardo Meschiatti nasceu em Campinas, SP, no dia 1º de março de 1963, filho de Otávio Antonio Meschiatti e de Tereza Zanutello Meschiatti, sendo o segundo filho de uma família de quatro irmãos.

Aos nove e aos quatorze anos pensou em ser padre, mas não tendo total clareza da vocação, resolveu primeiro trabalhar e formar-se. Fez os estudos primários no Externato São João-Salesianos. Estudou depois na Escola Monsenhor Salim, no Etecap, antigo Coticap e na Escola Carlos Gomes. Em 1988 concluiu o Curso de História pela PUC-Campinas, estudando em seguida Filosofia, na mesma universidade.

Em 1990 e 1991 fez experiência na comunidade dos Padres Agostinianos, em Goiânia, GO, cursando até o 2º ano de Teologia no IFITEG – Instituto de Filosofia e Teologia de Goiás. Retornando a Campinas, exerceu a profissão de professor e coordenador da pastoral por dez anos no Colégio Madre Cecília, das Irmãs Calvarianas. Trabalhou também como professor no Colégio Coração de Jesus, Escola Salesiana São José, Colégio Dom Barreto e nas escolas estaduais Luiz Galhardo, Francisco Pônzio Sobrinho, João Gumercindo Guimarães e José Villagelin Neto.

De 1996 a 1997 fez o Curso de Ciências Religiosas pela PUC-Campinas. Em 1998 e 1999 o Curso de Pedagogia. Em 2000 concluiu o Mestrado em Educação pela Unicamp e, em 2007, terminou o doutorado também em Educação com a tese “Trabalhadores da vinha: Estudo sobre a formação do Clero – O Seminário Católico antes e depois do Concílio Vaticano II”, na Faculdade de Educação da Unicamp.

Pastoralmente atuou como coordenador do antigo Grupo de Jovens JUSA – Juventude Unida de Santo Antonio, desde 1978. Foi presidente do Praesidium Juvenil “Estrela da Manhã”, da Legião de Maria, trabalhando em seguida com Catequese, Crisma, Liturgia, Pastoral Vocacional e Coordenação do Colegiado do CPP na Paróquia de Santo Antonio. Participou da Pastoral da Educação Arquidiocesana de 1993 a 1996. De 1993 a 2000 foi membro da Comissão Arquidiocesana Bíblico-Catequética e do Conselho de Leigos e Leigas – CONAL. Mesmo atuando em todas estas áreas, nunca perdeu de vista o chamado à vocação sacerdotal, o que viria a concretizar-se no tempo oportuno.

Em 2002, finalmente dá o passo no sentido de responder definitivamente ao chamado de Deus e entra para o Seminário de Teologia de Campinas, cursando a Teologia, de 2002 a 2005 na PUC-Campinas. Como seminarista atuou pastoralmente na Paróquia Nossa Senhora do Rosário, de Hortolândia, e na Paróquia Divino Salvador, em Campinas.

Foi ordenado Diácono no dia 22 de dezembro de 2005. Recebeu nomeação em 19 de janeiro de 2006 para exercer o diaconato na Paróquia de Santa Isabel, em Barão Geraldo. Em agosto de 2005 ainda no 4º. Ano de Teologia passou a residir no Seminário Propedêutico da Arquidiocese, exercendo a função de Coordenador do Instituto, cargo que exerceu até o final de 2012.

Foi ordenado Presbítero da Arquidiocese de Campinas no dia 09 de junho de 2006, na Matriz Santo Antônio, em Campinas, por Dom Bruno Gamberini, Arcebispo Metropolitano.

No dia 09 de janeiro de 2007 foi nomeado Administrador Paroquial da Paróquia Santa Teresa de Ávila e em 07 de dezembro de 2010 Pároco da mesma Paróquia, ofício que exerce até hoje.

É Coordenador da Área Vocacional da Arquidiocese de Campinas, Responsável pela Comissão de Pastoral Vocacional, Membro da Comissão de Seminários, do Conselho de Presbíteros e, também, Coordenador da PV/SAV do Regional Sul 1 da CNBB, para o período 2012-2015 e reconduzido ao cargo para o período de 2016-2019. A partir de 2016 passou a exercer também a função de Secretário da Comissão Nacional da Pastoral Vocacional.

Na Paróquia Santa Teresa de Ávila, no aspecto pastoral, tem procurado dar continuidade ao trabalho exercido pelos Padres de Santa Cruz, com atenção especial à Liturgia, Catequese, dinamização do Conselho Pastoral e reestruturação do Conselho Econômico e Administrativo e atenção especial aos Pequeninos, às crianças e jovens. Hoje a paróquia conta com 40 adolescentes coroinhas, 35 jovens acólitos e 40 adolescentes na Perseverança

Já no aspecto material tem, ao longo destes anos, buscado uma intensa captação de recursos internos e externos à Paróquia, no sentido de executar o amplo processo de revitalização das dependências da Igreja e anexos, com o apoio técnico benemérito da Arquiteta Dra. Rosa Maria Villela e a doação generosa de recursos nas campanhas com a participação dos paroquianos e pessoas da sociedade campineira.

As laterais da Igreja sofreram remodelação com a instalação de novas esquadrias e vitrais artísticos com motivação da Via Sacra concebidos e fabricados por Tom Geuer, renomado artista holandês radicado em Campinas, sendo esta a última obra de sua vida; foi revitalizado o teto com a instalação de sancas de gesso e iluminação indireta no sistema Led e a aquisição de dois lustres laterais e um lustre central de 65 lâmpadas. Também foi cumprido um projeto de climatização da Igreja com a instalação de Ar Condicionado. O portal foi substituído, com o acréscimo do tímpano. No exterior do templo foi realizada revitalização das colunatas estruturadas em concreto armado, pintura externa e colocação da Cruz no topo da pirâmide. O sistema de áudio foi substituído. Foram reformadas as salas de apoio e acolhimento e construída a nova sacristia. Foi também instalado um sistema de sinos eletrônicos e substituídos os para-raios. No aspecto da segurança foi instalado um sistema de câmeras e de iluminação externa. Está em fase de conclusão a área dos jardins e espaço frontal com a remodelação das grades e pisos.

A Sala de Pastoral “Pe. Basile Moreau” passou por total remodelação em 2012, tendo sido instalada uma cruz em vitral, produzida pelo Atelier Tom Geuer, inspirada em mosaico da Igreja Saint Antoine, Suiça. Agora há pela frente, o desafio de reforma do “Salão Social Felipe Cantúsio” e, mais adiante a conclusão do interior do templo com a decoração da abside com o painel do “êxtase de Santa Teresa” réplica de obra de Bernini, instalada na Igreja Santa Maria da Vitória, em Roma e a conclusão do espaço do Santíssimo Sacramento e espaço do batistério, contíguos ao altar. Também para a antiga capela do Santíssimo instalar o memorial Santa Teresa.

Também, nestes anos foi feita uma reforma geral nas dependências da Casa Paroquial. Em 2011 foi comprada a casa anexa à Casa Paroquial. E, em 2015 conseguiu-se comprar, com empréstimo da Congregação de Santa Cruz, a segunda casa anexa à Casa Paroquial.

Desde 2007 Pe. José Eduardo ministra aulas de Antropologia Teológica na Pontifícia Universidade Católica de Campinas e representa a mesma Universidade junto ao Condepacc.