• Congregação de Nossa Senhora da Caridade do Bom Pastor

A Congregação de Nossa Senhora da Caridade do Bom Pastor, mais conhecida por Congregação do Bom Pastor, existe na Igreja desde 1835. Foi fundada por Santa Maria Eufrásia Pelletier, Religiosa da Ordem de Nossa Senhora da Caridade do Refúgio, para onde entrou a 20 de Outubro de 1814, jovem de 18 anos chamada Rosa Virgínia Pelletier. Ali encontrou um ideal que a atraiu e com o qual preencheu toda a sua vida: - tornar presente junto de jovens e mulheres a Misericórdia de Deus que acolhe e acarinha todos, especialmente os mais carentes e feridos pela sociedade, imitando tanto quanto possível, a ardente caridade dos Corações de Jesus e Maria. Porque desejava que o mundo inteiro beneficiasse da Obra de Salvação iniciada por S. João Eudes, seu Fundador, (1601-1679) propôs às suas Irmãs e Coordenadoras que os Mosteiros até então autónomos, funcionassem em Rede ou Parceria, partilhando recursos humanos e financeiros. O seu desejo não foi aceite em nome da fidelidade a uma simples tradição. Por isso foi-lhe proposto, pela Igreja, fundar uma nova Congregação trazendo toda a riqueza do Carisma, Espiritualidade e Missão da Ordem de Nossa Senhora da Caridade do Refúgio. Esta é a origem da Congregação de Nossa Senhora da Caridade do Bom Pastor. Este nome de BOM PASTOR condensa em si, o Carisma, a Missão e a Espiritualidade. O Bom Pastor que conhece, guarda, alimenta, cuida e procura aquela que se perdeu, é o modelo proposto a cada Religiosa do Bom Pastor, a cada Colaborador/a ou Amigo/a que nela trabalhe.

• Onde estamos

Comunidade Bom Pastor