Cuidados com a saúde emocional na Formação Presbiteral é tema de Encontro Nacional

Por Adriana | publicado em | Arquidiocese

Dada a importância que os presbíteros tem de serem formadores na caridade pastoral, na comunhão e na unidade, a Organização dos Seminários e Institutos dos Brasil (OSIB) promove anualmente a Semana Nacional de Atualização de Formadores. Neste ano, a iniciativa acontece de 11 a 15 de Julho de 2022, no Hotel Slaviero Essential, em Guarulhos (SP).

Refletindo sobre a temática “A importância dos cuidados com a saúde emocional para a formação presbiteral”, o evento acontece em comunhão com as Diretrizes para a Formação dos Presbíteros da Igreja no Brasil, documento de número 110 da CNBB, que afirma que “é missão da comunidade de formadores ajudar o seminarista a discernir não só se é chamado por Deus, mas se tem condições para assumir o que o presbiterado pressupõe. Caso seja necessário, ela auxiliará o candidato a procurar também orientação psicológica especializada” (n. 201).

A formação contará com a assessoria da irmã Silvia Cristina Maia, que é bacharel em Teologia pelo Instituto de Filosofia e Teologia Mater Ecclesiae e cursou Psicologia na Pontifícia Universidade Gregoriana de Roma. Ela integra o corpo docente da Escola para Formadores Jesus Mestre, em São Paulo, e a equipe de profissionais do Centro de Revitalização Âncora através de formações e no acompanhamento psicoespiritual, além de colaborar na formação para a vida consagrada e sacerdotal, com assessorias.

Considerando a importância e relevância deste evento para toda Igreja no país, não apenas para formadores e seminaristas, mas também para todo o povo de Deus, o secretário nacional da OSIB, padre Vagner Pacheco, salientou que a Semana de Atualização é importante para que também os fiéis obtenham formação e informação quanto ao trabalho da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil, a CNBB, em todos os âmbitos e níveis da vida eclesial.

Confira a programação na íntegra: