Dia Mundial de Oração pelo Cuidado pela Criação

Por João Costa | publicado em | Arquidiocese

Dia Mundial de Oração pelo Cuidado da Criação
Celebrado no dia 1º de setembro, o Dia Mundial de Oração pelo Cuidado da Criação, é uma iniciativa que visa chamar atenção para o futuro do planeta e como podemos, em nossas famílias, comunidades e grupos, cuidar melhor do meio em que vivemos e caminhar para um mundo melhor e repleto de paz. Em meio a Pandemia, esse dia nos convida a refletir ainda sobre nosso papel na Criação e na Sociedade.


A data, que já vem sendo celebrada pela Igreja Ortodoxa desde 1970, foi instituída na Igreja Católica em 2015, pelo Papa Francisco, com o propósito de chamar toda a humanidade a uma conversão ecológica, que permita de fato, criar relações sustentáveis com o mundo que nos rodeia, protegendo toda a Criação e também, para fortalecer a crescente comunhão com os nossos irmãos ortodoxos.


O que propomos
O Papa nos convida a oração, rezarmos pela Criação e criarmos consciência do cuidado com o nosso mundo. Por isso convidamos todas as pessoas e comunidades em defesa da vida e da Criação. Individualmente ou em família podemos fazer uma oração simples ou utilizarmos a sugestão proposta abaixo
Aos padres e os religiosos pedimos que coloquem essa intenção em suas orações e celebrações.

A Arquidiocese, a Coordenação de Pastoral e a Área Sócio Transformadora farão uma Celebração que será transmitida pelas Redes Sociais da Arquidiocese no dia 01/09 às 20h.

Participe assistindo e divulgando.

www.youtube.com/ArquidCampinas


Que São Francisco de Assis nos guie e nos ilumine a cuidarmos do nosso Planeta.

Sugestão de Oração em família
Oração pelo Dia Mundial de Oração pelo Cuidado da Criação
O Papa Francisco disse na Laudato Si que «Precisamos de uma conversão que nos una a todos, porque o desafio ambiental que vivemos e as suas raízes humanas preocupam-nos e afetam-nos a todos». Pensando nesse desafio proposto pelo Papa sugerimos uma oração que nos ajude a ter consciência da nossa responsabilidade e zelo pela Criação.
Oração pelo cuidado da Criação
Deus do amor, estás presente no Universo e na mais pequena das tuas criaturas, envolve com a tua ternura tudo o que existe. Olha, nosso Pai por todos aqueles que sofrem por causa da Pandemia, pelos desempregados, pelos que passam fome e pelos que sofrem preconceito e discriminação. Senhor, desperta em nós a consciência do Cuidado, concede-nos a graça de nos sentirmos intimamente unidos a tudo o que existe.
Rezemos juntos em comunhão com toda a Terra
Pai Nosso
Ave Maria
Glória

Benção
O Senhor te abençoe e te guarde;
te mostre a sua face e tenha misericórdia de ti.
Volva para ti o seu olhar e te dê a paz.
O Senhor te abençoe!


Pesquisa



Veja Também