Dom Airton visita Fundação Casa e Centro de Tecnologia da Informação

Unidade “Casa Maestro Carlos Gomes” da Fundação Casa

O Arcebispo Metropolitano de Campinas, Dom Airton José dos Santos, visitou uma das unidades da Fundação Casa (Centro de Atendimento Socioeducativo ao Adolescente) na manhã desta quarta-feira, 5 de abril. Motivado pelo Ano da Misericórdia e pela Jornada Missionária, Dom Airton tem visitado periferias da Região Metropolitana de Campinas (RMC). A visita foi mediada pelo Padre Antonio Rodrigues Alves, pároco da Paróquia São Marcos, o Evangelista, que abrange esse território.

Ao conhecer a unidade “Casa Maestro Carlos Gomes”, o Arcebispo conversou com os responsáveis do local, Josi e Ronaldo, sobre as dificuldades e desafios que eles encontram no dia a dia. Segundo eles, é um desafio mostrar para a sociedade o trabalho focado aos jovens e com o objetivo de ajudá-los no futuro.

Atualmente, há cinco unidades da Fundação Casa em Campinas. A Casa Maestro Carlos Gomes está com capacidade máxima, 63 meninos, e é feito um trabalho de acolhimento para reeducação desses menores infratores. Os adolescentes recebem uma alimentação balanceada, com supervisão de nutricionista, participam de aulas no período da manhã, atividades de cultura e lazer no período da tarde e recebem a visita das famílias.

Centro de Tecnologia da Informação Renato Archer

Mais tarde, no mesmo dia, Dom Airton visitou o Centro de Tecnologia da Informação (CTI) Renato Archer. Recebido pelo Coronel Rogério Winter e colaboradores, o Arcebispo e o Padre Antonio conversaram sobre o “Projeto Wash!”. A ideia é proporcionar bolsas de estudo no CTI aos jovens das comunidades, para estimular o estudo e desenvolvimento de futuros profissionais. Dom Airton presenteou os responsáveis com a Encíclica Laudato Si’ Louvado Sejas do Papa Francisco, sobre descarte de lixo tecnológico, e disse que é possível mapear e fazer uma experiência com o Projeto.

 

Confira abaixo algumas fotos da visita:

 

Por Thais Helena Bento