Encontramos Pedro

Por Sandra | publicado em | Arquidiocese

Após o momento de oração comum desta sexta-feira, dia 23, os 25 bispos e um padre administrador diocesano participaram do ponto alto da Visita Ad Limina Apostolorum das províncias eclesiásticas de Aparecida, São Paulo e Sorocaba: a audiência com o Papa Francisco, sucessor de São Pedro Apóstolo.

O encontro, que durou cerca de duas horas, foi marcado pelo diálogo sobre as principais questões atuais da Igreja e da sociedade. O Papa instruiu os bispos no caminho da comunhão e do acompanhamento do rebanho paulista: “a proximidade é o estilo de Deus. Não se pode ser pastor sem estar próximo”, pontuou Francisco.

“Encontramos Pedro, aquele que nos confirma na fé e pelo qual estamos unidos em nosso ministério episcopal. Nesta comunhão está todo o fundamento da colegialidade apostólica e também da sinodalidade que estamos vivendo”, relatou dom Edmilson Amador Caetano, bispo diocesano de Guarulhos e vice-presidente do Regional Sul 1 da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB).

Sobre a comunhão eclesial, manifestada de forma particular no encontro dos bispos paulistas com o Papa Francisco, o arcebispo metropolitano de São Paulo, cardeal Odilo Pedro Scherer, explicou que a Igreja, “mais do que uma organização bem estruturada, com doutrinas e leis bem elaboradas, com instituições visíveis, é a comunidade dos discípulos, testemunhas e missionários de Jesus Cristo e do seu Evangelho no mundo. Ela é formada de pessoas, unidas pelos laços da fé comum e da comunhão com aqueles que representam e carregam a responsabilidade maior pela vida e a missão dessa mesma Igreja”, e concluiu: “o Papa representa a comunhão universal da fé da Igreja”.

ENCERRAMENTO

No período da tarde, o episcopado paulista rezará Missa na Basílica São Paulo Fora dos Muros. Presidida por dom Edmilson, a celebração será em ação de graças pelas atividades realizadas em Roma durante os últimos dias.

À noite, o Embaixador do Brasil junto a Santa Sé, Henrique Sardinha Pinto, oferecerá uma recepção aos bispos na residência da Embaixada. Com o encontro fraterno, oficialmente se encerra a Visita Ad Limina Apostolorum 2022 das províncias de Aparecida, São Paulo e Sorocaba.

Entre outros compromissos, a semana dos bispos contou com peregrinações e celebrações nas quatro basílicas papais de Roma, com visita à Secretaria de Estado do Vaticano e com reuniões com os colaboradores dos dicastérios dos Leigos, Família e Vida, da Promoção do Desenvolvimento Humano Integral, para os Bispos, para a Doutrina da Fé, para os Institutos de Vida Consagrada e Sociedades de Vida Apostólica, para o Culto Divino e Disciplina dos Sacramentos, para o Clero, para a Educação Católica, para a Evangelização e para a Comunicação.

Na próxima segunda-feira, dia 26, tem início a Visita do episcopado das províncias de Botucatu, Campinas e Ribeirão Preto. Acompanhe a cobertura completa em nossas redes sociais.

Visita Ad Limina 2022: O Regional Sul 1 da CNBB ao encontro do Papa Francisco!

CNBBSul1 #RezempelosBispos #VisitaAdLimina

Fotos: Vatican Media


Pesquisa



Veja Também