Encontro de Coordenadores da Pastoral da Pessoa Idosa

Por Estagiárias PUC-Campinas | publicado em | Sem categoria

No dia 10 de novembro foi realizado, no Centro Pastoral, o Encontro do Manual do Coordenador da Pastoral da Pessoa Idosa (PPI) , que tem por intenção orientar passo a passo a formação dos Coordenadores da PPI, como também, orientar o dia a dia na missão de coordenar.

O objetivo da capacitação é animar e formar coordenadores para que se sintam seguros no desempenho de sua missão,seja na coordenação de comunidade, de paróquia, de diocese, estadual ou regional. Além de garantir o fortalecimento e a expansão da Pastoral da Pessoa Idosa, através do empenho e do compromisso de coordenadores conscientes de sua missão, cada qual em sua área de abrangência.

A quem se destina

Esse encontro é destinado aos Coordenadores (paroquiais, diocesanos, estaduais, ou de outras sub divisões quando houver), sejam eles novos ou que já estejam na caminhada da PPI. Portanto, só se aplica a quem já passou pela capacitação do Guia do Líder, ou seja, a quem já tenha feito as 7 etapas da formação básica.

A principal ação da PPI é acompanhar pessoas idosas por meio de visita domiciliar mensal, principalmente as mais vulnerabilizadas. É fundamental que ao visitar as pessoas idosas, o Líder da PPI tenha sempre um olhar misericordioso tanto para a pessoa idosa como para quem cuida dela. Essa atitude fortalece a família e serve de estímulo para que continue cuidando com todo o carinho e paciência.

A missa foi presidida pelo assessor eclesiástico da Pastoral da Pessoa Idosa, Pe. Manuel Messias. O Encontro contou com a visita do Mons. Eduardo Meschiatti, que parabenizou o coordenadores pelo belo trabalho que realizam voluntariamente na Arquidiocese de Campinas, em favor das pessoas idosas e suas famílias.

O Encontro também foi um momento de celebrar os 14 anos da fundação da Pastoral da Pessoa Idosa, no Brasil.

Fonte: Pastoral da Pessoa Idosa