Encontro do Clero reflete sobre religiosidade popular e evangelização

17/05/2017
Barbara

O Clero da Arquidiocese de Campinas está reunido para Semana de Estudos de ontem 16 de maio, até amanhã, 18, para atualização dos conhecimentos e ampliação da formação teológica. As reuniões são realizadas no Centro Marianista Caná com o tema “Religiosidade Popular e Evangelização”. O responsável pela conversa nesta manhã de quarta-feira foi o Irmão José Mauro Maciel (CSsR).

Dom Airton José dos Santos, Arcebispo Metropolitano de Campinas, disse que a preocupação é com a transmissão da fé e que estão reavaliando os trabalhos: “Sobre a religiosidade popular estamos quase que revendo, reavaliando um pouco o nosso modo de trabalhar, o nosso trabalho pastoral nas paróquias, nas comunidades, para ver se nós consideramos esses aspectos da religiosidade popular, das devoções, porque são elementos que estão no coração do povo”.

Irmão Maciel discutiu sobre a devoção, os 300 anos da aparição da imagem de Nossa Senhora Aparecida e afirmou que Nossa Senhora sintetiza a cultura (devido ao cabelo e a pele negra) e a fé do povo Brasileiro. Cônego Cláudio Zaccaria Menegazzi explicou que o Encontro do Clero sempre reflete sobre temas voltados a realidade daquele ano e já anunciou de que o próximo encontro, em setembro, estudará o documento “Iniciação à vida Cristã” da CNBB.

Para conferir o vídeo, clique aqui.

Para ver mais fotos, clique aqui.

Por Thais Helena Bento