Encontros de Formação da Pastoral das Exéquias

Por Wilson Cassanti | publicado em | Arquidiocese

Começa amanhã, dia 03 de fevereiro, os encontros de formação para os ministros extraordinários das Exéquias. Esses encontros são realizados a cada dois meses, com o objetivo de ajudar os ministros no exercício do seu ministério.

Durante o ano a formação vai abordar o sentido do ministério em comunhão com a Igreja, pois o ministro está a serviço da Igreja; fará, também, uma reflexão sobre o sentido da Pastoral das Exéquias, na prática de duas obras de misericórdia: enterrar os mortos e rezar pelos vivos e falecidos; trabalhará os elementos da celebração das Exéquias, inclusive com orientação adequada sobre a homília; estudará o sentido teológico da morte e da ressurreição; oferecerá elementos para o ministro se preparar espiritual e psicologicamente para a celebração e encomendação do corpo; e abordará a dimensão da dignidade humana e o respeito com a pessoa falecida.

O primeiro encontro, no dia 03 de fevereiro, será realizado na Igreja Divino Salvador, das 08h00 às 11h30, com o tema “A dignidade da Pessoa humana, criada a imagem e semelhança de Deus” e será assessorado pelo Pe. Luan Flávio de Oliveira, Vigário Paroquial da Paróquia Santa Rita de Cássia, em Campinas. O endereço é Av. Júlio de Mesquita, 126, no Cambuí.

A Pastoral das Exéquias em Campinas foi organizada há aproximadamente 20 anos pelo Mons. Fernando de Godoy Moreira, com a colaboração do Dr. Evaristo Eduardo de Miranda e da Maria Antônia. O trabalho consiste em ser uma presença da Igreja junto às famílias no momento do velório de um ente querido. É uma presença de esperança e de misericórdia que celebra a fé na ressurreição e procura confortar as famílias anunciando a vida eterna em Cristo Jesus.

Informações pelo telefone 3794.4656, e-mail pastoral.exequias@arquidiocesecampinas.com.