Festa de São Lourenço, Missa dos Diáconos, no dia 10/08

Por Setor Imprensa - Redação | publicado em | Arquidiocese

No dia 10 de agosto, Dia de São Lourenço, Dom João Inácio Müller, Arcebispo Metropolitano, presidirá a Missa do Patrono dos Diáconos, às 08h00, na Matriz São Paulo Apóstolo, em Campinas.

A celebração terá a presença dos Diáconos Permanentes da Arquidiocese de Campinas.

São Lourenço, espanhol que viveu no século III, em Roma, foi um dos primeiros Diáconos da Igreja. Diante da perseguição do Imperador Valeriano, o prefeito local exigiu de Lourenço que apresentasse os tesouros da Igreja. Para isso, o Diácono pediu um prazo, que lhe foi concedido. Ele reuniu no átrio órfãos, cegos, coxos, viúvas, idosos, etc, todos os que a Igreja socorria, e disse: “Eis aqui os nossos tesouros, que nunca diminuem, e podem ser encontrados em toda parte”. Perante a atitude do Diácono, o prefeito sujeitou o santo a vários tormentos, até ser colocado em um braseiro ardente, sendo martirizado em 258.

Diácono, cuja instituição está em Atos dos Apóstolos 6, 2-6, é o título dado ao terceiro grau da Ordem do Sacramento. Os Diáconos estão encarregados de executar o serviço do ministério de Deus, pertencendo ao clero. Segundo o Catecismo da Igreja Católica, o diácono é o servo de Deus, espalhando Sua palavra e ajudando a construir o Seu Reino na terra. Além de servir o altar e exercer funções administrativas nas Dioceses e Arquidioceses, o diácono realiza o batismo e abençoa casamentos, entre outras funções.

O endereço da Matriz São Paulo Apóstolo é Praça Padre Lauro Sigrist, s/n, na Vila Itapura, telefone (19) 3579.3934. (Fonte: Pascom)

Dez anos de ordenação diaconal

O ano de 2019 marca os dez anos da ordenação de nove diáconos permanentes:

Antonio Carlos Montagner, Carlos Alberto Barbosa dos Santos, Edvaldo Santos Carvalho

Jandeir Teixeira, João Roberto Montanhani, José Francisco da Rocha, Laércio Scutare, Luiz Antônio Ferreira Quental e Vergílio Cesar Ifanger Barioni, pelas mãos de D. Bruno Gamberini, bispo à época, no dia 09 de agosto, na Igreja São José, em Campinas. Na galeria de fotos, o registro de momentos da celebração e dos ordenados.

Atualmente, são 25 os diáconos permanentes na Arquidiocese de Campinas.

Fotos gentilmente cedidas/Arquivo pessoal.