A História de uma Diocese de 111 anos – Assembleia de Acolhida a D. João Inácio Müller

Por Barbara Beraquet | publicado em | Arquidiocese

Foto de Nathália Luperini/Setor Imprensa

Felipe Zangari e Camilla Godoy subiram ao palco durante a Assembleia de Acolhida promovida pelos Organismos da Arquidiocese para receber D. João Inácio Müller, em 12 de julho, no Instituto Educacional Imaculada, para apresentar, com uma série de vídeos, a história da Arquidiocese de Campinas, desde sua criação como Diocese, em 1908.

Os vídeos, apresentados pelos jornalistas, que contam com falas de padres, religiosas e leigos que vivenciaram períodos e fatos marcantes na Arquidiocese, passaram pelos episcopados, pelo Concílio Vaticano II, pela Revisão Pré-Sinodal e Planejamento Pastoral, os Planos de Pastoral Orgânica, o Congresso Eucarístico Nacional, e também pela história mais recente.

Foto de Nathália Luperini/Setor Imprensa

Após um filme que mostrou os municípios da Arquidiocese, Côn. Cláudio Menegazzi apresentou a realidade da Arquidiocese: Governo, Centro de Pastoral Pio XII, Comissões, Equipes, Movimentos, Novas Comunidades, Foranias, Paróquias, Comunidades, Padres Diocesanos, Residentes e Religiosos, Diáconos, Seminários e Seminaristas, Congregações Masculinas e Femininas, Assistência Social, Universidades e Colégios Católicos.

À explanação se seguiu uma homenagem ao Arcebispo, e a entrega de uma imagem da Imaculada.

“Vimos a riqueza de uma Igreja que sempre se empenhou em ser participativa, corresponsável e toda ministerial e que busca viver plenamente os ensinamentos de Jesus, no Anúncio do Evangelho, em comunhão com a vida da Igreja nas diversas instâncias, testemunhando com a própria vida, no serviço ao Povo de Deus, principalmente aos pobres e excluídos. O senhor é o Pastor que Deus nos enviou. Que Ele o abençoe e lhe dê muito amor, paz, saúde, serenidade e sabedoria para esta Missão que lhe é confiada pela Igreja de Nosso Senhor Jesus Cristo. Queremos oferecer ao senhor, como marco desse nosso primeiro encontro, um Compêndio com os documentos pastorais que foram apresentados aqui e uma imagem de Nossa Senhora da Conceição com nosso desejo de que ela acompanhe o senhor e todos nós pelos caminhos que vamos trilhar juntos. Receba, também, um arranjo de flores ofertado pela Comunidade da cidade de Holambra, que faz parte da Diocese de Amparo, significando também, a presença das Seis Dioceses da nossa Província Eclesiástica de Campinas, que abrange 99 Municípios”, discursou Mons. José Eduardo Meschiatti.