II Jornada Mundial dos Pobres/Semana da Solidariedade

Por Barbara Beraquet | publicado em | Arquidiocese

O Papa Francisco nos convida para celebrar a II Jornada Mundial dos Pobres, sob o tema “Este Pobre clama e o Senhor o escuta”.

De 11 a 18 de novembro, somos convidados a gestos concretos de escuta, acolhida e solidariedade com quem está em situação de vulnerabilidade extrema, na proposta instituída, desde 2017, pelo Papa Francisco.

No campo pessoal, são esperadas iniciativas individualizadas; no âmbito comunitário, são incentivadas ações nas paróquias, comunidades, ruas e locais de vivência das pessoas empobrecidas, de acordo com cada realidade; no nível arquidiocesano, conta-se com a participação das pastorais sociais, Cáritas e outras parcerias com a sociedade.

Como atividades comunitárias sugeridas, estão visitas a abrigos, a hospitais, grupos de vivência, rodas de conversa, mesas de solidariedade e a promoção de um dia diferente com famílias assistidas pelas paróquias ou entidades.

Assim, com estas ações nos âmbitos pessoal, comunitário e arquidiocesano, se inicia a preparação para o Natal de 2018 e a Campanha da Fraternidade de 2019.

Confira a programação:

• Abertura da II Jornada Mundial dos Pobres/Semana da Solidariedade, na Rádio Brasil, 12/11 (segunda-feira).
  • Atividade na Praça José Bonifácio, em frente à Catedral, com objetivo de ouvir o pobre e divulgar seu dia, 17/11 (sábado), das 8h00 às 11h00. (Se possível, cooperar com 1 kg de alimento não perecível).
  • Celebração Eucarística, Catedral Metropolitana, 17/11 (sábado), às 12h15.
  • Grupos de vivência, em preparação para o Natal voltado aos pobres nas paróquias.
  • Roda de conversa sobre o mapa da pobreza na região metropolitana de Campinas, no Centro de Pastoral Pio XII, 27/11 (terça-feira), às 19h00, com Prof. José Marcos Pinto (UNICAMP).
  • Formação da Campanha da Fraternidade 2019,Fraternidade e Políticas Públicas”, no Colégio Ave Maria, 28/11 (quarta-feira), às 19h30.