CEMULC – Centro de Estudos de Música Sacra e Liturgia da Arquidiocese de Campinas

Rua Irmã Serafina, 88 - Bosque - Sala 12 - Campinas, SP

(19) 9 9601-2300

cemulc@yahoo.com.br

Atendimento da Secretaria:
Terça-feira, das 19h30 às 22h00
Sábado, das 8h30 às 11h00

Apresentação e Objetivo

Curso de Extensão em Música Litúrgica da Arquidiocese de Campinas(CEMULC) é um Curso de formação litúrgico-musical teórica e prática, cujo objetivo principal é preparar os agentes de pastoral para que possam, em suas paróquias e comunidades, desempenhar o seu ministério em conformidade com os princípios teológicos, litúrgicos, pastorais, musicais e estéticos que justificam a Música Litúrgica.

O Curso foi criado pela Comissão Arquidiocesana de Liturgia de Campinas – Setor de Música Litúrgica no ano de 2007. A primeira turma do CEMULC concluiu a formação básica no ano de 2009. Até o presente momento já passaram pelo CEMULC mais de 1000 alunos incluindo leigos, seminaristas, sacerdotes e religiosos.

Público-Alvo

Compositores, letristas, presidentes das assembleias litúrgicas, animadores de canto, salmistas, regentes, cantores e instrumentistas que participam ativamente nas ações litúrgico-musicais e que possam disseminar o conhecimento adquirido em suas comunidades.

• Idade mínima: 16 anos;
  • Ensino Fundamental;
  • Participação na pastoral da música litúrgica da comunidade;
  • Carta de apresentação do padre responsável.

Estrutura do Curso

Atualmente o curso é dividido em dois níveis:

• Curso Básico (com duração de três anos)
  • Curso Intermediário (com duração de dois anos)

Estamos em processo de elaboração de um curso avançado (de nível técnico em música com previsão de lançamento para 2012).

As aulas são semanais, às terças das 19h00 às 22h20 ou aos sábados das 08h30 às 11h50 no Colégio de Aplicação Pio XII (R.: Boaventura do Amaral, 354 – Bosque – Campinas / SP). Eventualmente, algumas aulas para as turmas de sábado são ministradas no Prédio da PUCC Central.

Disciplinas Oferecidas

Curso Básico: