Paróquia da Imaculada


Criada em 11 de fevereiro de 1954
Pároco: Cônego Antônio Teixeira Filho


Rua Elias Lobo Neto, 666
13030-620
- Campinas, SP

(19) 3272.1251

paroquiadaimaculada@terra.com.br


http://www.paroquiadaimaculada.org.br
1ª sexta-feira do mês, às 15h00
Sábado, às 17h30
Domingo, 08h30 e às 18h30
Atendimento da Secretaria:
Terça a sexta-feira, das 08h00 às 11h00 e das 13h30 às 18h00
Sábado, das 08h00 às 12h00 e das 15h30 às 18h00
Domingo, das 08h00 às 12h00 e das 17h00 às 20h00


Atendimento do Padre:
Por agendamento, na secretaria

“A partir da criação da Paróquia da Imaculada, o bairro não parou mais de crescer”. Esta foi a manchete do Diário do Povo, na edição do dia 20/02/1972.

A Paróquia da Imaculada, criada por decreto de Dom Paulo de Tarso Campos, no dia 11 de fevereiro de 1954 foi, sem dúvida, um marco no desenvolvimento de um incipiente bairro, totalmente desprovido de serviços públicos que, até então, não passava de uma capela e poucas residências ocupadas por famílias pioneiras. A nova paróquia funcionou provisoriamente na capela da Imaculada Conceição, construída em terreno doado pela família Penteado. Com o crescimento da comunidade, tornou-se necessário a construção de um novo templo, para abrigar a todos. Assim, em junho de 1963, iniciou-se a construção da matriz atual. A primeira celebração oficial na nova matriz, ainda em obras, ocorreu no dia 18 de dezembro de 1965. Em outubro de 1968, iniciou-se a construção de um barracão na rua Paulo Lacerda, para abrigar as atividades sociais da paróquia. Em 1975, foi ampliado ganhando novas construções, inclusive quadra poliesportiva coberta, transformando-se no, hoje, centro social da paróquia, denominado Dispensário Imaculada.

Um dos primeiros atos do Pe.Glauco do Prado Nogueira, nomeado o primeiro pároco, foi a fundação da Sociedade Amigos do Bairro S. Bernardo, ocorrida no dia 11 de maio de 1955 para, através dela, reivindicar todos os equipamentos públicos necessários ao desenvolvimento humano do bairro, alicerçado em valores cristãos. Desta forma, em decorrência da ação direta da paróquia, surgiram, entre outras conquistas: ambulatório médico e dentário, Grupo Escolar Imaculada (atualmente, colégio Estadual José Maria Matosinho), posto de puericultura, colégio Vitor Meirelles, todos inicialmente, funcionando provisoriamente, nas dependências da paróquia, inclusive a própria Sociedade.

No plano pastoral, em consonância com a Forania Bom Pastor, a qual pertence, procura ser fiel às diretrizes da Arquidiocese, utilizando elementos adequados a realidade local. Nas pastorais sacramentais, principalmente, muito mais que formar o ser religioso (dar aulas de religião) apenas transmitindo informações sobre o sacramento focalizado visa, sobretudo, a formação para uma fé comprometida com uma igreja transformadora. Segue uma rápida descrição da ação pastoral da paróquia: a)Pastoral do Batismo – Três encontros, sendo dois para formação e o último para a celebração. b)Pastoral da Catequese – O objetivo não é preparar especificamente para a primeira eucaristia, mas formar para a participação plena na vida da igreja. Duração indeterminada. Comungam quando o pároco e catequistas sentirem que os catequizandos estão preparados para viver em comunhão. c)Pastoral do Crisma – Mais que informar sobre o sacramento, o objetivo é formar para o engajamento na comunidade e no serviço à igreja. Tem duração de um ano. d)Pastoral Social – É desenvolvida, principalmente, pela Conferência Vicentina Imaculada e Clube de Mães, utilizando-se da estrutura oferecida pelo Dispensário Imaculada. Mantidos com doações da comunidade, arrecadação dos subscritores (associados) e promoções diversas, os vicentinos assistem famílias carentes com alimentos, roupas, medicamentos, material escolar, etc. Destaque-se que não se restringem ao assistencialismo, mas através de visitas e outros meios procuram orientá-las para a formação humana, partindo de princípios cristãos. O Clube de Mães é constituído por senhoras que se reúnem para trabalho voluntário em favor dos mais carentes. Promovem bingos, chás e outros eventos, cuja arrecadação é revertida para as obras sociais da paróquia. e)Pastoral da Saúde – Está sob a responsabilidade dos ministros da Eucaristia. Reúnem-se, quinzenalmente, para planejamento e após a reunião visitam os enfermos levando uma palavra amiga e o conforto da comunhão. f)Pastoral da Visitação-É um grupo de senhoras que pertencem ao grupo de oração e semanalmente visitam os enfermos para rezarem com eles e levar um pouco da solidariedade cristã. g)Grupo Fé e Luz – Realiza trabalhos com pessoas com necessidades especiais e seus familiares. Através de diversas atividades educativas visam integrá-los à sociedade. h)Pastoral da Comunicação – A paróquia dispõe de uma rádio comunitária (Milênio), autorizada pela ANATEL. No ar das 6h30 às 22h00, transmite na freqüência FM de 105,9; programação religiosa, notícias, prestação de serviços e programação musical. O e-mail, radiomilenio@terra.com.br e de um boletim mensal (Agenda Comunitária).

É agregada à Paróquia da Imaculada, a comunidade do Parque Itália. Reúnem-se na capela do Lar de Promoção do Jovem, para celebrações e encontros. Em terreno já existente, brevemente será construído um local próprio para os encontros da comunidade.