Paróquia Divino Salvador

Sábado, das 08h00 às 12h00

Atendimento do Padre:
Terça a sexta-feira, das 15h30 às 16h45

Em 1944, os padres salvatorianos vieram lecionar no seminário local em Campinas e, em 1945, D. Paulo de Tarso Campos deu início à construção do templo de nossa paróquia, confiada à Congregação dos Salvatorianos. A fundação da Paróquia ocorreu em 11 de fevereiro de 1961. Em 1996, com a saída dos Salvatorianos, foi assumida pelos padres diocesanos de Campinas.

Para sua melhor administração, hoje a Paróquia, cujo pároco é o Pe. José Arlindo de Nadai, conta com um Conselho de Pastoral Paroquial (CPP) e outro Econômico Administrativo (CAE). Nela é desenvolvido um trabalho de evangelização organizado por grupos de diversas pastorais, bem como são realizados serviços sociais de atendimento e acolhimento à comunidade.

Somos uma paróquia que pertence a uma realidade maior, a Igreja Arquidiocesana. Além disso, estamos situados no coração de Campinas, ponto estratégico da cidade e de fácil acesso para as pessoas, onde, de algum modo, refletem-se as contradições da vida urbana: violência, fome, miséria e exclusão social. Somos um dos lados do contraste do cenário urbano e facilmente poderíamos ignorar o outro lado, contudo procuramos estar atentos ao clamor das comunidades cristãs da periferia, favelas e ocupações, atendendo na medida do possível suas solicitações. Desta forma, temos uma vocação à missão urbana no seu conjunto.

Como discípulos missionários de Jesus Cristo, esforçamo-nos para construir uma Comunidade ABERTA, EVANGELIZADORA e ACOLHEDORA.

Para tanto contamos com diferentes pastorais, equipes de serviço e movimentos, articulados em 4 dimensões:

• DIMENSÃO SACRAMENTAL – Pastoral do Batismo, Casamentos, Catequese (Pré-catequese, Catequese e Perseverança), Pastoral dos Noivos, Iniciação Cristã de Adultos e Caminhada de Emaús;

• DIMENSÃO COMUNITÁRIA: CPP (Conselho de Pastoral Paroquial), CAE (Conselho de Assuntos Econômicos), Equipes: Formação, Campanha da Fraternidade e Eventos; Pastorais: do Dízimo, da Liturgia (Canto, Acólitos, Ministros e Leitores) e Comunicação;

• DIMENSÃO CATEQUÉTICO-PERMANENTE: Equipe de Casais, Comunidade Éfeta, Comunidade Católica Pantokrator; Grupos de Oração, Divino Jovens e Vida Ascendente;

• DIMENSÃO SOCIAL: Mater Ecclesiae, Missão Urbana, Pastoral da Saúde, Vicentinos e Promoção Humana.

Além disso, temos sido espaço de referência para a realização de encontros da Arquidiocese – Encontros de Formação da Pastoral das Exéquias e Liturgia, Coordenação das Equipes de Nossa Senhora – e de preparação de eventos religiosos da Cidade de Campinas, especialmente Corpus Christi e a Festa de N. Sra. Aparecida. Destacamos, ainda, a realização anual das celebrações ecumênicas promovidas pelo MOFIC. Também, temos acolhido diferentes grupos de nossa cidade: Associação Espaço 21 (pais e pessoas ligadas à Síndrome de Down), ABRAS – Associação Brasileira de Alzheimer, COCA – Coral Campinas, Grupos de Yoga e Associação Amigos do Cambuí.