Paróquia Imaculado Coração de Maria

Sábado das 8h às 12h

Atendimento do Padre:
Após as Missas e aos sabados das 09h às 12h

Em 1950, fundou-se o primeiro núcleo de catecismo da Vila Brandina e da Vila Tofanello, que pertenciam então à paróquia Nossa Senhora das Dores, coordenado pela Sra. Dinoral Villa Nova. Logo depois, com a ajuda do Sr. Augusto de Oliveira, começou um serviço religioso regular em um salão improvisado e nas casas das famílias do Jardim Flamboyant. Aos 13 de maio de 1962, foi lançada a pedra fundamental da igreja oficial e aos 25 de dezembro de 1963, a inauguração da capela provisória.

Aos 04 de setembro de 1964, é publicado o decreto da criação da Paróquia Coração de Maria. Assim surgiram também as primeiras comunidades: Jd. Lidia, Jd. Moreira, Papelão Andrade, Fazenda São Quirino, Jd. Conceição, Vila 31 de Março e Parque Brasília.

Em 21 de março de 1999 houve a criação da Paróquia N. S. da Evangelização desmembrando as comunidades, e dividindo o território da nossa Paróquia.

Hoje, a nossa paróquia está se esforçando para cumprir os objetivos do 7º Plano de Pastoral da Arquidiocese de Campinas. Temos priorizado uma renovação na catequese e na liturgia. Na parte da coordenação, destaca-se o trabalho do Conselho Administrativo, pois as obras da reforma da igreja têm sido a maior preocupação no momento.

Não temos com clareza o número de habitantes da nossa paróquia, pois não temos dados oficiais. Embora esteja em um território pequeno, sabemos que é uma região de alta densidade populacional e com uma realidade muito diversificada. Temos condomínios de alto padrão e favelas. Temos uma participação assídua de aproximadamente 700 fiéis nas celebrações dos finais de semana, e 80 agentes engajados nas pastorais.

Em 08 de junho de 2013, na Solene Celebração da Padroeira, conforme a data litúrgica estabelecida após o Concílio Vaticano II, Dom Airton José dos Santos, Arcebispo Metropolitano, leu os decretos que alteraram o orago (nome) da paróquia acrescentando o título “Imaculado Coração de Maria”, e estabelecendo a data de sua festa para o 2º sábado após Pentecostes. Na mesma celebração deu posse ao novo Pároco, Padre Norberto Tortorelo Bonfim, que já atuava na mesma como Administrador Paroquial desde 25 de fevereiro de 2012.