Paróquia Nossa Senhora do Belo Ramo


Criada em 10 de novembro de 2000
Pároco: Padre Francisco José de Paula (SCJ)

Vigário Paroquial: Padre Glecimar Guilherme (SCJ)
Administrador Paroquial: Padre Aurélio Riva (SCJ)

Av. Antônio Batista Piva, 1000
13140-971 - Paulínia - SP
- Paulínia, SP

(19) 3884.3269

paroquia_beloramo@yahoo.com.br


Quinta-feira, às 19h00
Domingo, às 09h30 e às 19h00
Atendimento da Secretaria:
Terça a sexta-feira, das 15h00 às 17h00
Sábado, das 09h00 às 12h00

Atendimento do Padre:
Terça a sexta-feira, das 15h00 às 17h00
Sábado, das 09h00 às 12h00

A Paróquia Nossa Senhora do Belo Ramo foi criada em 10 de novembro de 2000, desmembrada da Paróquia Sagrado Coração de Jesus, até então única Paróquia na cidade de Paulínia. A Paróquia abrange vários bairros na periferia da cidade, cuja população está em constante crescimento e em sua maioria provenientes de outras regiões do Brasil.

Outras seis comunidades fazem parte da Paróquia: Santa Rita de Cássia, São Francisco, Santa Luzia, Santo Antônio, São José Operário e Nossa Senhora do Belo Ramo. Além da matriz, têm mais duas Igrejas construídas: a de Santo Antônio e a de São José Operário. Nas outras comunidades há Centros Comunitários, onde são realizadas as celebrações e atividades pastorais e sociais.

O objetivo definido pela Paróquia segue a linha do 6° Plano de Pastoral Orgânica da Arquidiocese, articulado e avaliado a cada ano na Assembleia Paroquial. Nesta direção, a Paróquia elegeu quatro aspectos na prioridade pastoral: a Formação Permanente, a Juventude, o Acolhimento e a Família.

A vida paroquial está organizada na perspectiva de Rede de Comunidades, valorizando o protagonismo dos leigos, estimulando a corresponsabilidade. Atenta aos desafios da realidade urbana de uma cidade próspera que se desenvolve em ritmo acelerado, a Paróquia propõe caminhos, através de seus Conselhos, para uma maior presença de Igreja no meio das comunidades, famílias e sociedade local semeando assim, vida e esperança no meio do povo.

Na Paróquia existem três instâncias de reflexão, discernimento, decisão e encaminhamentos: o “Conselho Pastoral da Comunidade”, o “Conselho Pastoral da Paróquia” e o “Conselho Administrativo Paroquial”. Através destes Conselhos priorizamos não tanto o “que realizamos” mas, “como realizamos”, apoiando assim as iniciativas construídas coletivamente, garantindo desta forma a unidade e a comunhão na Paróquia, tanto na linha do ser quanto do fazer. Além das pastorais tradicionais em cada comunidade, temos duas pastorais organizadas a nível paroquial: a Pastoral Vocacional e a Pastoral Familiar.

Por fim, a Paróquia realiza e apoia vários trabalhos e eventos sociais, como missa da caridade, artesanato, capoeira, empréstimo de estruturas/utensílios para escolas, postos de saúde e entidades filantrópicas da cidade de Paulínia, etc.