• Sobre

Vigário Paroquial : Padre Vilmar Silva Biondi

Reitor : Padre Rogério Canciam

• Horários de missas

Segunda, terça e sexta às 19h00 / Quarta-feira, às 15h / 1ª sexta-feira do mês, às 08h e às 19h00 / Quinta feira 19h30 . Sábado, às 08h e às 17h / Domingo, às 07h30, às 10h e às 18h.

• Atendimento da Secretaria

Segunda-feira a sábado, das 08h às 17h. Domingo no horário das missas há atendimento na Secretaria .

• Atendimento do Padre

Segunda-feira das 16h30 às 18h30, Terça-feira das 9h Às 11h com agendamento. Quarta a sábado, das 9h00 às 11h00 - terça a sexta 14h00 às 16h00.

• Envie uma mensagem para Basílica Nossa Senhora do Carmo – Campinas

Esta mensagem será enviada para basilicadocarmo@arquidiocesecampinas.com

• Histórico

A Paróquia de Nossa Senhora do Carmo está situada na parte mais antiga da cidade de Campinas, a Praça Bento Quirino, berço natal da cidade. A Matriz do Carmo está no exato local onde se ergueu a primeira igreja Matriz, inaugurada em 1781, logo após a fundação de Campinas em 14 de julho de 1774, quando se celebrou a primeira missa, em capela provisória no local onde hoje está o monumento–túmulo de Carlos Gomes. Era então a Matriz da Conceição na qual foi sepultado o fundador da cidade Francisco Barreto Leme em 1782. Em torno desta Matriz e da Praça Bento Quirino, desenvolveu-se a vida da cidade até metade do século XIX. Decidiu-se mudar a sede da paróquia para outro lugar o que foi feito com a construção da “Matriz Nova” (hoje catedral de Nossa Senhora da Conceição). A “Matriz Velha”, porém continuou como paróquia, agora paróquia de Santa Cruz, criada em 08 de maio de 1870. No ano seguinte foi dada como padroeira da paróquia a pedido do pároco e da população, Nossa Senhora do Carmo. Após a reconstrução da matriz no início do século passado, a paróquia será oficializada com o nome da padroeira. A paróquia do Carmo sempre foi atuante na história da cidade em vários aspectos. Foi no espaço desta paróquia que se fundou a PUC-Campinas, a congregação das Irmãs Missionárias de Jesus Crucificado, a Santa Casa de Misericórdia entre outras iniciativas. Dentre seus párocos saíram vários bispos, inclusive o primeiro bispo de Campinas D. Nery. Em 06 de novembro de 1974, pelo breve apostólico Aedde Illa do papa Paulo VI,  a matriz do Carmo recebeu o título de Basílica, cuja instalação se deu no dia 22 de junho de 1975. Justo reconhecimento do valor histórico, religioso e artístico deste templo e da importância da paróquia que nele tem sua sede. Em assembleia paroquial foram definidas três prioridades a partir do 6PPO da Arquidiocese: Formação, Acolhimento e Comunicação. A atividade específica mais característica desenvolvida na paróquia é o plantão de confissões durante toda a semana e o serviço da “Escuta Cristã”. A paróquia não conta com comunidades, porém estão em seu território a Capela da Santa Casa e o Templo Votivo.