Paróquia Santa Rita de Cássia

Segunda a sábado, das 07h00 às 19h00
Domingo, das 07h00 às 11h00

Atendimento do Padre:
Todos os dias, por agendamento

Em 22 de maio de 1964 foi celebrada a primeira missa, num rancho improvisado existente até hoje. O desafio de experimentar novas maneiras de evangelizar marcou a história da paróquia e hoje é sua marca registrada.

Uma das primeiras propostas vivenciadas pela Igreja foi descentralizar a paróquia em comunidades. Hoje, a Paróquia é formada por 20 comunidades. Para facilitar a administração e promover a troca de experiências, as comunidades foram reunidas em seis pólos, de acordo com a localização de cada uma.

Foram criadas diferentes celebrações como a missa das crianças a mais antiga e conhecida missa da Paróquia. Depois foram criadas celebrações para casais, para toda a família e outra para os jovens. Mas o ponto alto das mudanças ocorreu com a catequese renovada.

Diante das inovações de ordem estrutural, Santa Rita acabou efetuando mudanças físicas na capela. Primeiro, a igreja descentralizou o altar que fica no centro. A matriz também não tem bancos, só cadeiras. A paróquia ainda tem outros dois altares: o da Palavra e o da presidência da celebração, que ficam em locais separados.

A Paróquia Santa Rita também abraçou a proposta da ecologia. Todas as pastorais estão voltadas para a responsabilidade com a natureza. Quem visita Santa Rita hoje também vê mais de cem espécies de plantas, o que contribuiu para a igreja passar a ser chamada de Santuário Ecológico. Dentro da capela, há um roteiro de lugares que possibilita uma via sacra ecológica. O percurso inclui réplicas de 14 paradas bíblicas. A Paróquia também construiu uma espécie de piscina ao lado da igreja, chamada de Espelho D’Água, utilizada nos batismos da comunidade.

A preocupação com o social sempre existiu e é uma das prioridades da igreja. O maior exemplo é a Casa da Providência, obra social que abrange diversas atividades. A primeira delas é voltada para a educação, com uma escola de educação infantil e ensino fundamental, além de duas creches. A segunda é uma escola de panificação chamada Padaria Belém, que oferece cursos para todas as comunidades. As Oficinas de Santa Paulina formam a terceira atividade, que consiste na confecção de enxovais e a realização de cursos de orientação para gestantes carentes.