Paróquia São Jerônimo Emiliani

Criada em 23 de novembro de 2006
Pároco: Padre Arnaldo Felix Pereira (CRS)

Vigário Paroquial: Padre Almir Gonçalves dos Reis (CRS)

Auxiliar Paroquial: Diácono João Vicente da Silva

Rua Arquiteto José Augusto Silva, 1040 - Jardim Santa Cândida
- Campinas, SP

(19) 3256.8651 e 3367.8651

psjemiliani@gmail.com / emiliani@arquidiocesecampinas.com

www.saojeronimoemiliani.org
2ª a 6ª feiras às 19h30
Sábado: às 19h
Domingo: as 09h30, 11h (missa das crianças) e às 19h
Atendimento da Secretaria:
2ª a 6ª feiras das 08h às 12h e das 13h às 17h
Sábados das 08h às 12h

Atendimento do Padre:
Terça e quinta-feira, das 14h00 às 17h00
Para outros dias, agendar na secretaria

A Paróquia São Jerônimo Emiliani teve seu início em 1998, como Quase-Paróquia, por iniciativa de D. Gilberto Pereira Lopes, então arcebispo da Arquidiocese de Campinas, confiando-a aos padres Somascos. Sua história, porém, começou com a chegada das Irmãs Filhas da Misericórdia no bairro Jardim Santa Cândida, em 1972.

A chegada dos padres Somascos ao local em 1986 trouxe importantes mudanças para a então Comunidade N. S. da Misericórdia. Além do trabalho realizado com os adolescentes e crianças carentes da região, os religiosos assumiram o trabalho pastoral e as missas na Comunidade.

Em 23 de novembro de 2006, a então quase-Paróquia foi decretada canonicamente Paróquia São Jerônimo Emiliani, tendo como sede a Matriz (em construção) à R. Arq. José Augusto Silva, 1.040, no Jd. Santa Cândida. Além da Comunidade Matriz, também é parte integrante da Paróquia a Comunidade N. S. do Rosário, com seu templo em fase de acabamento.

Pertencem à Paróquia os bairros Chácara Primavera, onde se encontra a Igreja de São Martinho dos Padres Maronitas, Pq. das Flores, Mansões Santo Antônio, Alto Taquaral e o Jd. Santa Cândida, onde se localizam o Seminário Somasco, as Irmãs Filhas de N. Sra. da Misericórdia e o Centro Social Maria Mãe dos Órfãos. A Paróquia abrange as comunidades, São Jerônimo Emiliani (Matriz) – Rua Arq. José Augusto Silva, 1040 – Jd. Santa Cândida, Nossa Senhora Aparecida – Rua Antero Cristino, 380 – Jardim Santa Cândida II  e Nossa Senhora do Rosário – Rua Irene M. de Souza, 235 – Jardim Santa Cândida.

Destaca-se na Paróquia o trabalho desenvolvido pela pastoral social da caridade no atendimento às famílias carentes através do Centro Social Maria Mãe dos Órfãos, com assistência material e espiritual.

Privilegia-se a formação para leigos e leigas, principalmente para os agentes de pastorais através da Escola da Fé, em atividade há 4 anos. As pastorais litúrgico-sacramentais estão bem estruturadas: catequese para crianças e adultos, crisma para jovens e adultos, pastoral sacramental com preparação para o batismo e preparação para o matrimônio; equipe de Liturgia, equipes de Canto, apostolado da oração, grupos de reflexões de quarteirões e grupo de oração da RCC. Além do Pároco, Pe. Arnaldo Felix Pereira a Paróquia conta com um vigário paroquial, o Pe. Almir Gonçalves dos Reis e com o Diác. Permanente João Vicente da Silva.