Paróquia São Judas Tadeu

Criada em 26 de fevereiro de 1982
Pároco: Padre Mauro Osório de Carvalho (AA)

Vigário Paroquial: Padre Henri Le Gal (AA)
Vigário Paroquial: Padre João Gomes da Silva (AA)

Rua Madalena Barbosa Ferreira, 345 - Vila Lemos
- Campinas, SP

(19) 3388.7371 e 3255.4799

paroquia.sjt@uol.com.br

Quarta-feira, às 20h00
Todo dia 28 do mês, às 07h00 e às 20h00
1ª sexta-feira do mês, às 07h00
Domingo, às 07h30 e às 19h00
Atendimento da Secretaria:
Segunda a quinta-feira, das 08h00 às 12h00 e das 14h00 às 17h00
Sexta e sábado, das 08h00 às 12h00

Atendimento do Padre:
Terça-feira, das 15h00 às 16h00
Sábado, das 08h30 às 11h30

A Paróquia São Judas Tadeu foi criada por Dom Gilberto Pereira Lopes. Seu primeiro pároco foi o Padre Fidelis Nulle, da Congregação dos Agostinianos da Assunção (Assuncionistas).

A criação da paróquia deu-se devido ao trabalho pastoral realizado no bairro Vila Lemos desde 1972. Os católicos da Vila Lemos tinham construído uma igreja, ainda não terminada, e comprado uma casa paroquial na Rua João Ramalho, n° 81. Os serviços religiosos já estavam funcionando. A nova paróquia recebeu a comunidade dos religiosos assuncionistas que vieram atender a mesma e formar uma comunidade vocacional.

Os assuncionistas chegaram ao Brasil em 1935, e em Campinas  no ano de 1981 e se estabeleceram na Vila Lemos. Os mesmos queriam uma implantação pastoral na periferia. O  Conselho de Presbíteros aprovou e logo foi iniciado o processo de criação da mesma que  foi concluído no dia 26 de fevereiro de 1982.

Quando a Paróquia São Judas Tadeu foi fundada, ela atendia aos seguintes bairros: Vila Lemos, São Fernando, Paranapanema, Jardim Carlos Lourenço e jardim Santa Eudóxia. Havia a capela São Judas Tadeu que deu o nome à paróquia na Vila Lemos, Sagrada Família no Jardim Paranapanema e Divino Espírito Santo no Jardim São Fernando. Com o passar do tempo houve um grande crescimento populacional e a necessidade de criar novas comunidades. Em 1983 foi integrada à Paróquia a comunidade Cristã Vila Orozimbo Maia a pedido da mesma e do Pe. Ferraro, pois até aquele momento a comunidade era acompanhada pastoralmente pela comissão de CEB’s.

Atualmente a Paróquia São Judas Tadeu é formada por 12 (doze) comunidades: Divino Espírito Santo (Jd. São Fernando), Maria de Nazaré (Jd. Itatiaia), Nossa Senhora Rainha da Paz (Jd. Tamoio), Sagrada Família (Jd. Paranapanema), Sagrado Coração de Jesus (Jd. Carlos Lourenço), Santa Luzia (Jd. Andorinhas), Santa Mônica (Jd. Itatiaia), São Francisco de Assis (Jd. Itatiaia), São João Batista (Jd. Nova York), São Judas Tadeu (Vila Lemos), São Lucas (Vila O. Maia) e São Lourenço (Jd. Carlos Lourenço).

Todas as comunidades buscam responder à realidade local em sintonia com o objetivo geral da Igreja de Campinas e da Paróquia.

A paróquia conta ainda com a presença da vida religiosa feminina composta por duas congregações que são: Irmãs da Ressurreição, desde 1982 e Oblatas da Assunção, desde 1988.