Paróquia São Sebastião

Quarta e sexta-feira, das 14h30 às 17h00
Quinta-feira, das 08h30 às 12h00
Sábado, das 08h00 às 12h00

Até 1991, na cidade de Vinhedo existia apenas a Paróquia de Sant’Ana, onde, por muitos anos, o Monsenhor Favorino foi o pároco. Com seu zeloso trabalho pastoral e a colaboração dos monges beneditinos, aos poucos foi iniciando, no bairro Nova Vinhedo, os traços de uma comunidade que ainda hoje se mantém.

É importante lembrar que uma Imagem de São Sebastião sempre acompanhou a vida dessa comunidade, desde os anos 60. Depois surgiu um grupo de jovens, um trabalho de catequese organizado; não tínhamos nem terreno nem o Templo; até que uma família do bairro nos cedeu um espaço para os encontros e reunião do povo. Muitas Celebrações aconteciam nas escolas do bairro e nas casas das famílias. Mais ou menos em 1960, ganhamos o terreno e nele construímos a “primeira Igreja de São Sebastião”.

A Comunidade foi crescendo e se estruturando sob a orientação do então Arcebispo Dom Antônio Maria Alves de Siqueira e, sempre com o apoio dos monges beneditinos. Em 18 de Dezembro de 1990, o Arcebispo, naquele momento Dom Gilberto Pereira Lopes, criou a Paróquia de São Sebastião que já contava com algumas comunidades em outros bairros e com maior participação do povo. Em 20 de janeiro de 1991, dia do Padroeiro São Sebastião, foi instalada a nova Paróquia e empossado seu primeiro Pároco, o Pe. João Pereira de Abreu. Em janeiro de 1998 a Paróquia acolheu seu segundo pároco, o Pe. Joaquim Aparecido Rocha. Em agosto de 2000 o Pe. Jose Carlos de Lima assumiu a paróquia. Além da Matriz São Sebastião, a paróquia conta com outras seis Comunidades: São Francisco de Assis, N. Sra. Aparecida, São Matheus, N. Sra. do Carmo, São Benedito e N. Sra. de Fátima.

Cada comunidade vivendo a partir da palavra de Deus, das orientações da CNBB e, do pastoreio do Arcebispo Metropolitano, tem procurado testemunhar sua vida eclesial, presença sócio transformadora na realidade de nosso tempo, e perseverando na construção do Reino de Deus. Todas elas têm seu Conselho Pastoral Comunitário e Administrativo que se integram formando o C.P.P. (Conselho Pastoral Paroquial). Procuram viver a unidade da fé na diversidade da vida Sacramental, vivem unidas nas decisões que envolvem a paróquia e caminham orientadas pelo Pároco. Construímos durante esses anos o salão paroquial, centro catequético e um espaço para festas e eventos paroquiais.