• Sobre

Padroeiro : São Sebastião

Pároco : Padre Carlos José Lemos Nascimento

• Horários de missas

De terça a sexta às 7h Quinta às 7h e 19h30 Sábado às 7h e 17h Domingo 7h e às 18h Comunidade São Matheus Sábado às 18h30 Comunidade São Benedito Domingo às 8h30 Comunidade N. Sra. Aparecida Domingo às 19h30 As segundas-feiras não haverá celebrações (Igrejas e secretarias fechadas)

• Atendimento da Secretaria

Segunda a sexta-feira, das 08h00 às 17h30 - Sábado, das 08h00 às 12h00

• Atendimento do Padre

Quarta-feira, das 15h00 às 17h30 - Sábado, das 09h00 às 12h00 - Sexta-feira (Orientação e Aconselhamento Espiritual), somente com horário agendado na secretaria - Quinta-feira, Visitas aos doentes, bênçãos em casas e comércios, das 15h00 às 17h00, com horário agendado na secretaria.

• Envie uma mensagem para Paróquia São Sebastião – Vinhedo

Esta mensagem será enviada para sebastiaovin@arquidiocesecampinas.com - ps.sebastiao@uol.com.br

• Histórico

Até 1991, na cidade de Vinhedo existia apenas a Paróquia de Sant'Ana, onde, por muitos anos, o Monsenhor Favorino foi o pároco. Com seu zeloso trabalho pastoral e a colaboração dos monges beneditinos, aos poucos foi iniciando, no bairro Nova Vinhedo, os traços de uma comunidade que ainda hoje se mantém. É importante lembrar que uma Imagem de São Sebastião sempre acompanhou a vida dessa comunidade, desde os anos 60. Depois surgiu um grupo de jovens, um trabalho de catequese organizado; não tínhamos nem terreno nem o Templo; até que uma família do bairro nos cedeu um espaço para os encontros e reunião do povo. Muitas Celebrações aconteciam nas escolas do bairro e nas casas das famílias. Mais ou menos em 1960, ganhamos o terreno e nele construímos a "primeira Igreja de São Sebastião". A Comunidade foi crescendo e se estruturando sob a orientação do então Arcebispo Dom Antônio Maria Alves de Siqueira e, sempre com o apoio dos monges beneditinos. Em 18 de Dezembro de 1990, o Arcebispo, naquele momento Dom Gilberto Pereira Lopes, criou a Paróquia de São Sebastião que já contava com algumas comunidades em outros bairros e com maior participação do povo. Em 20 de janeiro de 1991, dia do Padroeiro São Sebastião, foi instalada a nova Paróquia e empossado seu primeiro Pároco, o Pe. João Pereira de Abreu. Em janeiro de 1998 a Paróquia acolheu seu segundo pároco, o Pe. Joaquim Aparecido Rocha. Em agosto de 2000 o Pe. Jose Carlos de Lima assumiu a paróquia. Além da Matriz São Sebastião, a paróquia conta com outras seis Comunidades: São Francisco de Assis, N. Sra. Aparecida, São Matheus, N. Sra. do Carmo, São Benedito e N. Sra. de Fátima. Cada comunidade vivendo a partir da palavra de Deus, das orientações da CNBB e, do pastoreio do Arcebispo Metropolitano, tem procurado testemunhar sua vida eclesial, presença sócio transformadora na realidade de nosso tempo, e perseverando na construção do Reino de Deus. Todas elas têm seu Conselho Pastoral Comunitário e Administrativo que se integram formando o C.P.P. (Conselho Pastoral Paroquial). Procuram viver a unidade da fé na diversidade da vida Sacramental, vivem unidas nas decisões que envolvem a paróquia e caminham orientadas pelo Pároco. Construímos durante esses anos o salão paroquial, centro catequético e um espaço para festas e eventos paroquiais.