Templo Votivo do Santíssimo Sacramento

Segunda-feira a sábado, das 09h00 às 12h00 e das 14h00 às 18h00

Atendimento do Padre:
Quinta-feira, às 17h30

O Bispo Dom Paulo de Tarso Campos, que participou de sete Congressos Eucarísticos Regionais na Diocese, encerra este último com a construção do Templo Votivo, através de uma votação popular, em julho de 1942. O Templo funcionou provisoriamente na Capela da Catedral por 25 anos.

O Templo não seria nem paróquia, nem sede de associação para não delimitar sua ação de “sopro do Espírito a vivificar todas às obras da diocese”.

Esta Igreja tem como objetivo principal a Adoração Pública, onde Jesus Sacramentado está solenemente exposto para o culto de Latria. Hoje contamos com mais uma graça, onde os fiéis também podem sentir continuamente o odor da santidade da Igreja. Desde o dia 13 de Maio/2007 a arquidiocese desfruta desta dádiva de Deus em ter o Templo Votivo aberto 24 horas para adoração pública, ou seja as suas portas sempre estarão abertas para receber a visita daqueles que querem corresponder a este ato de amor.

Sendo o Templo Votivo uma Igreja escolhida para exposição pública do Santíssimo Sacramento, embora adoremos Jesus na Igreja Paroquial ou em qualquer outra, a exposição pública do Santíssimo Sacramento, numa determinada igreja, escolhida para Centro de Piedade Eucarística, deve merecer nossas respeitadas e carinhosas visitas.

Por não ser paróquia o Templo Votivo não conta com trabalhos pastorais, a não ser o acompanhamento que fazemos com as Plantonistas, senhoras que prestam um trabalho voluntário de atendimento ao povo, agendamento dos grupos e cadastramento dos adoradores, e que auxiliam naquilo que diz respeito às atividades do Templo.