• Sobre

• Atendimento da Secretaria

Segunda a sexta-feira, das 14h00 às 18h00

• Histórico

O Ambiente Virtual de Formação foi criado em 18 de agosto de 2010 pela Assessoria de Comunicação dentro do processo de reorganização dos diversos trabalhos desenvolvidos na web a partir do primeiro objetivo especifico, da proposta cinco, do eixo: Uma Igreja se Renova – 7º Plano de Pastoral Orgânica da Arquidiocese de Campinas. O site (www.ambientevirtual.org.br) intitulado Ambiente Virtual de Formação: Igreja em Rede  recorda o nome do projeto “Igreja em Rede” que foi criado na mídia social  NING  para reunir e vocacionalizar agentes de pastoral interessados nesta nova ação pastoral/evangelizadora. Por razões diversas esta página  foi desativada em setembro de 2009  foi criada a página no Facebook  com o mesmo nome. Em dezembro de 2009, foi instalada a plataforma de formação on-line que recebeu o nome de Ambiente Virtual de Formação (A.V.F). As três ações, consecutivamente,  marcam o início dos trabalhos de utilização da web, e especialmente a web 2.0 na formação de agentes. Ele é chamado Ambiente Virtual porque como todo site, ele existe na web, mas ele é muito real porque existe, concretamente, para servir a Igreja e para inseri-la no mundo digital, porque ele é  “feito” por pessoas  e para as pessoas, isto é, para os agentes de pastoral de nossa Arquidiocese e para todos os que tiverem acesso a ele, através da rede mundial de computadores. Com o avanço das tecnologias digitais, o virtual passou a identificar tudo o que diz respeito a web e ao que ela propaga. Para os que julgam a web como algo impessoal e “fria”, cabe lembrar que ela é só um meio para que as pessoas, seres bem concretos, possam se comunicar, informar e, inclusive, formar opinião, tanto que o papa João Paulo II a denominou o novo areópago do tempo moderno (Redemptoris Missio 37,c). Ele é chamado de Igreja em Rede, o que na perspectiva da Constituição Conciliar Lumem Gentium, 8, pode ser entendido quase como uma redundância, pois sendo a Igreja a comunidade dos batizados, os quais não podem, e nem devem, viver isolados, esta deve se constituir como redes de interação, convivência e mútuo apoio. Rede, também, evoca a organicidade da Igreja, o conjunto harmônico dos vários membros, no cada qual tem sua importância e nenhum é superior ao outro, mas chamado à contribuir para o bem de todos (I Cor 12,14). Na América Latina, a Conferência de Santo Domingos, 1992, usou pela primeira vez esta expressão para definir como deveriam ser as paróquias: “rede de comunidades” (SD 58). Cabe lembrar que os textos dos Atos dos Apóstolos e as várias Cartas Paulinas retratam que as primeiras comunidades cristãs foram organizadas em verdadeiras redes de promoção da dignidade humana baseada na fé viva em Jesus Cristo, dando origem a uma cultura cristã que seduziu os pagãos. Por fim rede também é o nome que se identifica, a WEB, a rede de alcance mundial, ou simplesmente conhecida comointernet, do inglês: entre rede, pois se constitui a partir interligação de milhões de computadores, que promovem a comunicação instantânea e compartilham informações virtuais. Como o projeto de formação on-line cresceu, este site está subdividido em três secções que poderão ser acessadas através do menu acima. 1) Há uma secção de textos e artigos sobre a formação. Estes arquivos serão postados pela administração do site e pelos colaborador@s e/ou por quem desejar participar deste projeto, bastando para isso nos procurar através do formulário Contato. 2) A segunda secção divulgará palestras e/ou conferências através de softwares de áudio e/ou vídeo-conferência e da Rádio e TV Imaculada. (logo mais, divulgaremos a agenda). 3) A terceira secção trata sobre a nossa plataforma de formação on-line, AVF, indica as orientações para os organismos que desejarem fazer uso dela e  divulgará as oficinas, os estudos e os cursos promovidos pela Coordenação de Pastoral em parceria com todos os organismos eclesiais de nossa Arquidiocese. Em caso de dúvida, favor se comunicar conosco através do formulário Contato.

Pedro Rigolo Filho

Orientação Pedagógica do Ambiente Virtual de Formação Arquidiocese de Campinas, SP