• Sobre

Vigário Paroquial : Padre José Carlos de Lima

• Informações

• Horários de missas

Segunda a sexta-feira, às 07h00, 12h15 e às 18h15 - Sábado, às 07h00, 12h15 e às 18h30 - Domingo, às 07h30, 09h30, 11h30, 17h00 e às 19h00

• Atendimento da Secretaria

Segunda a quarta-feira, das 07h00 às 19h00 - Quinta-feira, das 07h00 às 14h00 e das 16h00 às 19h00 - Sexta a domingo, das 07h00 às 19h00

• Atendimento do Padre

Segunda, terça, quarta e sexta-feira, das 09h00 às 11h00 e das 14h00 às 17h00 - Quinta e sábado, das 09h00 às 11h00

• Envie uma mensagem para Catedral Metropolitana – Paróquia Nossa Senhora da Conceição

Esta mensagem será enviada para igreja@catedralcampinas.com.br

• Histórico

CLIQUE AQUI E FAÇA UM VISITA VIRTUAL A CATEDRAL DE CAMPINAS A história da Catedral Metropolitana, em essência, reflete a trajetória da consolidação do município de Campinas, nascida de uma antiga parada de bandeirantes no caminho dos Goiazes, rota que conduzia ao sertão de Goiás. A religiosidade católica dos primeiros habitantes da região motivou o governo diocesano de São Paulo iniciar o atendimento pastoral. A 14 de julho de 1774 com a celebração da 1ª missa foi criada a Freguesia de Nossa Senhora da Conceição das Campinas de Mato Grosso. Tendo como matriz uma pequena capela de sapé, é instalada a paróquia da Nossa Senhora da Conceição de Campinas que lá ficou até a conclusão da Matriz Velha em 1781. A paróquia teve novo endereço, a igreja do Rosário, até o término da obras da Matriz Nova em 08 de dezembro de 1883, quando foi definitivamente transferida para o novo templo construído especialmente para abrigá-la, hoje a Catedral Metropolitana de Campinas. Sua Matriz assistiu a implantação da Diocese em 1908, da Arquidiocese em 1958, tem em sua Cripta sepultados os seis bispos que atuaram na diocese de Campinas e acolhe hoje mais de 3.000 fiéis que se dirigem a ela diariamente. Além das três missas diárias, a paróquia possui as seguintes pastorais: batismo, catequese, adolescentes, juventude, litúrgica, saúde, exéquias, dízimo e noivos. Três entidades voltadas para a promoção social: Vicentinos (três conferências), Associação do Pão dos Pobres de Santo Antônio e Casa Maria de Nazaré(com cinco unidades). Atividades do Grupo de Oração, Grupo da Terceira Idade e Escuta Cristã. A Irmandade do Santíssimo Sacramento, três corais: Sé, Pie Pellicane e Nossa Senhora Aparecida, além do Museu de Arte Sacra da Arquidiocese de Campinas e o Museu da Irmandade do Santíssimo Sacramento sendo todas as atividades seguindo a proposta do Sexto Plano de Pastoral Orgânica da Arquidiocese de Campinas.