• Sobre

Padroeiro : Nossa Senhora das Dores

Pároco : Monsenhor Elisiário César Cabral

• Horários de missas

Horários das missas: Sábado às 17h (presencial) Domingo às 9h (presencial e transmitida pelo facebook da Paróquia), às 11h (presencial) e 18h (presencial) Segunda a sexta-feira às 18h (presencial e transmitida pelo facebook da Paróquia

• Atendimento da Secretaria

Atendimento das 09h00 às 11h00 e das 13h00 às 17h00 pelos telefones 3705-2070 ou 3252-4839 e presencial.

• Atendimento do Padre

Para atendimento do padre solicitamos que a pessoa entre em contato pelo telefone, para organizarmos o atendimento, evitando, assim, aglomeração.

• Envie uma mensagem para Paróquia Nossa Senhora das Dores

Esta mensagem será enviada para dores@arquidiocesecampinas.com

• Histórico

A Paróquia foi criada por decreto de Dom Francisco de Campos Barreto, de 27 de agosto de 1936, tendo sido desmembrada da Paróquia Nossa Senhora do Carmo. Seu primeiro pároco foi o Pe. Manuel Garcia do Amaral, sucedido pelo Pe. Luís Fernando de Abreu, Pe. Lázaro Mütschele, Pe. Antonio Mariano da Silva Camargo e conta atualmente com Pe. José Antônio Moraes Busch. A Igreja matriz teve lançada a sua pedra fundamental no dia 8 de agosto de 1937. O projeto arquitetônico é do Dr. Hoche Segurado e o projeto da arte final, no acabamento interno do templo é obra do Prof. Olavo Sampaio. Paróquia de Nossa Senhora das Dores situa-se no Cambuí e canonicamente está configurada pelo território entre as ruas Sampainho, Júlio de Mesquita, Major Sólon, Avenida Norte-Sul e antigo leito da estrada de ferro Mogiana. A Paróquia pertence a Forania Coração de Maria e fazem parte da Paróquia de Nossa Senhora das Dores a Capela de Santa Cruz, situada no Largo de Santa Cruz, as Capelas do Colégio Progresso Campineiro e a do Colégio Madre Cecília e o Santuário Menino Jesus de Praga, que há vários anos tem contado com os serviços de um presbítero, atualmente, o Pe. Luiz Roberto Benedetti. Mantém ainda, um trabalho com uma Capela-irmã, situada no Rozolém, em Hortolândia, construída pela Paróquia de Nossa Senhora das Dores e com a assistência permanente dos Ministros Extraordinários da Comunhão Eucarística. A vida pastoral da Paróquia é orientada pelo Conselho Paroquial de pastoral e, administrativamente, o pároco conta com o Conselho para assuntos econômicos. As atividades pastorais são coordenadas em sete Áreas Pastorais, sendo que em cada área situam-se atividades afins com equipes e coordenações próprias. Os coordenadores de cada uma das Áreas Pastorais constituem o Conselho Paroquial de Pastoral, juntamente o pároco, o Assistente Administrativo e a diretora do Espaço Social para atividades comunitárias. Entre as Pastorais e Serviços muito atuantes e diferenciados, destacam-se a Pastoral da Saúde, o Setor de Geração de Trabalho que deu origem a cooperativas de recicláveis, a Oficina de Costura e Bazar Beneficente que produzem e disponibilizam roupas e enxovais de bebê para necessitados, o Sopro de vida que atua na periferia, o Serviço de Evangelização nos casamentos, o Serviço de Formação permanente que oferece Curso Bíblico há doze anos, os Serviços de Escuta Cristã e de Acolhimento à gravidez indesejada. Também o Grupo Sopro de Vida com atuação constante na Comunidade do Jardim São Luís, Paróquia de Jesus Cristo Libertador. Estima-se a população da região paroquiana em 20 mil pessoas, sendo que cerca de 2,500 participam das missas de final de semana.
  • Outras funções

Igreja aberta de segunda a sexta-feira das 9h às 19h.