• Sobre

Padroeiro : São José

Vigário Paroquial : Padre Emanuel Elisclibe da Silva, MSC

• Horários de missas

Terça a sexta-feira, às 07h30 - Sábado, às 17h00 - Domingo, às 10h30 e às 19h00. Todo dia 19 do mês.

• Atendimento da Secretaria

terça-feira a sexta-feira das 8h00 às 11h30 e das 13h30 às 16h30 De sábado das 8h00 às 11h30

• Atendimento do Padre

Terça e Quinta-feira, das 14h às 16h / Quarta e Sexta-feira 9h às 11h.

• Envie uma mensagem para Paróquia São José – Campinas

Esta mensagem será enviada para sjosecps@arquidiocesecampinas.com

• Histórico

A história da Paróquia de São José, situada na Vila Industrial em Campinas, volta aos idos de 1911, quando os primeiros missionários da Congregação dos Missionários do Sagrado Coração chegaram ao Brasil. Animados pelo carisma de quem se coloca em missão em 1915 deixam a cidade de destino Pouso Alegre, Minas Gerais e seguem para outras cidades no mesmo estado. Chegam também em solo paulista pelas cidades de Bauru e Campinas, onde fundaram a Paróquia São José em 1º de junho de 1921. É com o espírito missionário que os pioneiros dedicaram a este projeto que a Igreja de São José continua sem esmaecer, há mais de oito décadas, o seu caminho evangelizador. A dimensão deste caminho é ir ao encontro das necessidades e dos anseios da comunidade. Acolher os seus membros, de maneira abrangente, é o que se definiu em assembleia paroquial como objetivo de trabalho para este ano, em caráter premente. A paróquia tem aberto espaços aos que desejam receber os sacramentos que ainda não tiveram oportunidade de realizá-los. Nesse sentido temos feito um trabalho com a catequese de adultos que muito tem nos surpreendido com o resultado. Os encontros são de segunda a domingo e o catecúmeno pode escolher o dia que preferir. São encontros quinzenais com número reduzido de catecúmenos por sala e o material é composto de quinze fichas que são trabalhadas em cada encontro. A Catequese infantil tem feito um trabalho de diálogo com os pais através de fichas que o catequizando leva para casa e deve trazê-la preenchida no encontro seguinte. O retorno tem sido um significativo envolvimento com os pais. Todos esses resultados são acréscimos aos trabalhos peculiares a toda paróquia. O trabalho paroquial estende-se à comunidade da Capela de São Roque, construída na Vila no início do século passado e sempre contou com a presença dos sacerdotes missionários para os exercícios religiosos. A capela de São Vicente de Paulo, apesar de não possuir vínculo com a Congregação dos MSC, conta com a presença de seus missionários desde a década de oitenta, celebrando a eucaristia. A Paróquia São José é na Vila Industrial um legado dos missionários pioneiros que, através do fundamento do evangelho de Jesus Cristo e da Eucaristia, obtém a força que torna a comunidade viva e participante dos sacramentos.