Mensagem Dom João sobre as Diretrizes Gerais da ação evangelizadora da Igreja no Brasil.

Por João Costa | publicado em | Arquidiocese

Objetivo geral
Evangelizar, anunciando Jesus Cristo, como Igreja sinodal, sustentada pela Palavra e pelos Sacramentos, em comunidades de discípulos missionários, fiel à evangélica opção preferencial pelos pobres, a caminho da plenitude do Reino de Deus.

A missão dada por Jesus aos discípulos é anunciar o Evangelho. A Igreja existe para proclamar o Evangelho do Filho de Deus e, por meio dele, gerar a obediência da fé em todos os povos, em vista do Reino de Deus. Ela cumpre esse mandato, sobretudo, quando testemunha, com palavras e gestos, a misericórdia que ela mesma recebeu gratuitamente. Esse é seu maior serviço à humanidade em todos os tempos.

O texto das Diretrizes gerais da ação evangelizadora da Igreja no Brasil vem trabalhado em 6 pontos, quais sejam:

  1. A Igreja: tenda do encontro
  2. A escuta dos sinais
  3. Discernimento para uma Igreja sinodal
  4. Povo de Deus em missão
  5. Caminhos da missão
  6. Compromissos Sinodais

Estas diretrizes são, em primeiro lugar, para as instâncias da Conferência mesmo: todas as comissões episcopais pastorais (12), as comissões especiais (+ de 10), para os Regionais. E querem ser iluminação e direção da caminhada de toda Igreja católica no Brasil.
Nós – com os pés discipulares neste nosso chão – teremos a iluminação e direção certa nestas Diretrizes aprovadas. Valerão por 6 anos.
É momento de conhecer as atuais Diretrizes gerais da ação evangelizadora da Igreja no Brasil, para, em processo sinodal, construímos nosso 10º Plano de Pastoral Orgânica. Tenhamos certeza: Deus caminha conosco e nos ajuda.

Paz e bênçãos de Deus.


Pesquisa



Veja Também