Momento Orante pelo Cuidado da Criação

Por Adriana | publicado em | Arquidiocese

Dia Mundial de oração pelo cuidado da Criação – 1º de setembro

I – REZEMOS COM O CORAÇÃO E A MENTE AGRADECIDOS

ANIMADOR/A – Irmãs e Irmãos! Iniciemos este momento orante com o coração e a mente agradecidos a Deus, Mãe/Pai, criador da vida, da natureza e FONTE de vida. Recordamos a nossa querida Amazônia, os inúmeros benefícios que recebemos de sua biodiversidade e do manancial de água que a Amazônia propicia ao nosso país e ao continente.  O Deus da vida nos chama, nos convida à vida em plenitude e nos dá condições para conquistá-la, conservá-la, aprimorando-a sempre mais. Invoquemos a Deus Trindade, cantando:

T.: Canto: Em nome do Pai, que nos criou, do Filho que nos salvou e do Espírito Santo que nos une por amor. Amém, amém, amém (3x) para todo sempre amém.

A 2- Senhor, Deus da Vida e do Amor, nos te louvamos e te agradecemos pelas dádivas da criação: T.: “Tudo o que existe e respira te louva, Senhor!”

L 1- Louvamos a Ti, Senhor, pelos inúmeros profissionais da saúde que se esmeram no atendimento, tratamento e cuidado das pessoas afetadas pela Covid-19, muitas vezes, sem recursos adequados, arriscando a sua própria vida: 

T.: “Tudo o que existe e respira te louva, Senhor!”

L 2 – Nesse tempo de pandemia, de sofrimento e descaso das lideranças de nossa nação, o Espírito Santo tem suscitado tantos gestos de partilha e solidariedade, por tudo isso te bendizemos, Senhor!

T.: “Tudo o que existe e respira te louva, Senhor!”

L 1- Senhor, Deus da Comunhão! Contemplamos tua face na beleza, na harmonia e na sintonia dos seres criados. Numa só voz, te louvamos, rezando:

T.: “Tudo o que existe e respira te louva, Senhor!”

L 2- Senhor, Deus Uno e Trino, que inspiras o cuidado e a manutenção dos seres criados, elevamos a ti nosso hino de louvor pela realização do sínodo da Amazônia e pelos povos originários, guardiões da casa comum. Agradecidos/as, rezamos:

T.: “Tudo o que existe e respira te louva, Senhor!”

L 1- Senhor, Deus da vida, te agradecemos pelo sonho de fraternidade e de amizade social, expressos na Fratelli Tutti. Com o coração agradecido, rezemos:

T.: “Tudo o que existe e respira te louva, Senhor!”

A 1- Felizes e agradecidos, entoemos o canto: Pan-Amazônia

Canto: Pan-Amazônia Ancestral (Antônio Cardoso)

Na vazante do rio/ todos se põem ao plantio/ pois, quando as águas subirem/ Eis o maior desafio que é viver.

A colheita há de ser/ antes das águas revoltas. Pois, quando a vazante inundar/ sei onde vou aportar o meu barco.

Ribeirinhos guardiões/ da nossa casa comum. Laudato sì/ é Francisco chamando um a um.

10 mil anos de história/ Pan-Amazônia ancestral. Pão de uma Eucaristia/ cosmo da ecologia integral.

Nem uma folha cai/ Sem a vontade do pai. Pois na vazante da vida/ Cristo é semente de luta e de paz.

Ribeirinhos guardiões/ da nossa casa comum/ Laudato sì/ é Francisco chamando um a um.

Igreja samaritana/ contra-cultura da grana. Tantas feridas abertas/ no seio da floresta a ganância.

Irmão Sol, irmã Lua/ irmão de todos os povos. É deus Tupã que reclama/ Deus que nunca abandona a sua OBRA.

Ribeirinhos guardiões/ da nossa casa comum/ Laudato sì/ é Francisco chamando um a um.

A – Oremos

T.: Ó Mãe Pai de bondade e ternura, suplicamos que a tua Palavra ilumine nossas mentes e corações para que vigilantes cuidemos dos tesouros recebidos na criação. Fortalecidos pela tua graça, denunciemos todo mal: a injustiça, a ganância, os incêndios as invasões de terra indígenas e tudo o que atenta conta a vida e o destrói o meio ambiente. Nós te pedimos, na unidade do Filho e do Espírito Santo. Amém!

II – REZEMOS COM O CORAÇÃO PENITENTE

A – Deixemo-nos iluminar pela Palavra de Deus que nos interpela a semear e a cuidar da semente plantada.

Canto: A Palavra de Deus que vem do céu (Pe. Geraldo Leite)

(Durante o canto, pessoas trazem símbolos: terra, sementes e água).

A Palavra de Deus que vem do céu/ é semente que cai no coração. (bis)

Prepara bem teu terreno, /cuida da tua plantação. (bis)

L 3- Narrativa da Criação (Gn 1,1-10).

“No princípio Deus criou os céus e a terra. 2Era a terra sem forma e vazia; trevas cobriam a face do abismo, e o Espírito de Deus se movia sobre a face das águas. 3Disse Deus: “Haja luz”, e houve luz.4Deus viu que a luz era boa, e separou a luz das trevas. 5Deus chamou à luz dia, e às trevas chamou noite. Passaram-se a tarde e a manhã; esse foi o primeiro dia. 6Depois disse Deus: “Haja entre as águas um firmamento que separe águas de águas”. 7Então Deus fez o firmamento e separou as águas que ficaram abaixo do firmamento das que ficaram por cima. E assim foi. 8Ao firmamento, Deus chamou céu. Passaram-se a tarde e a manhã; esse foi o segundo dia. 9E disse Deus: “Ajuntem-se num só lugar as águas que estão debaixo do céu, e apareça a parte seca”. E assim foi. 10À parte seca Deus chamou terra, e chamou mares ao conjunto das águas. E Deus viu que ficou bom”.

Palavra do Senhor.

T: Gloria a ti, Senhor.

A – Irmãs e Irmãos, acolhamos e deixemo-nos tocar e transformar pela Palavra de Deus: Expressemos nossos pedidos de perdão por tantas situações pecaminosas (nível pessoal, comunitário, eclesial, social e planetário) que ferem teu plano de vida em abundância para todos.

L 1- Senhor, perdão e misericórdia, porque nem sempre temos uma postura profética diante do sistema que visa o lucro exacerbado e, com isto, destrói a natureza. Pedimos…

T.: Perdão e Misericórdia, Senhor!

L 2– Senhor, perdão e misericórdia, pelo comodismo, passividade e pouco compromisso que, por vezes, traduzem a nossa vivência cristã. Pedimos…

T.: Perdão e Misericórdia, Senhor!

L 3- A Encíclica Laudato sì   nos mostra que há uma relação entre a miséria presente no mundo com a destruição do meio ambiente, a Casa comum. Senhor, tem piedade de nós, pelas vezes que não soubemos cuidar de toda a nossa Casa Comum e não denunciamos as agressões e destruição praticadas contra a vida e o meio ambiente.

T.: Perdão e Misericórdia, Senhor!

(Preces espontâneas)

A – Lembremos as pessoas mártires, defensoras da vida, da ecologia: Dom Oscar Romero, Irmã Dorothy, (outros nomes).  Confiantes em tua bondade, ternura e misericórdia, Senhor, ousamos elevar a ti a oração ensinada por teu Filho, Jesus. (rezada ou cantada).

T.: Pai Nosso…

III – REZEMOS COM O CORAÇÃO COMPROMETIDO

A – A Encíclica Laudato sì do Papa Francisco convida-nos a exaltar a generosidade e gratuidade do Deus Criador!

L 2- “Louvado sejas, meu Senhor, pela nossa irmã, a mãe Terra, que nos sustenta, governa e produz variados frutos com flores coloridas e verduras!” (silêncio).

L 1- “O nosso corpo é constituído pelos elementos do Planeta; o seu ar permite-nos respirar, e a água vivifica-nos e restaura-nos” (silêncio).

T.: “… entre os pobres mais abandonados e maltratados, conta-se a nossa Terra oprimida e devastada, que está ‘gemendo como que em dores de parto’ “(Rm 8, 22) – (silêncio).

A – Imploremos as luzes do alto, para iluminar nossas mentes, encorajar-nos e fortalecer-nos na vivência de atitudes proféticas, na defesa e cuidado da criação (cada pessoa acende uma vela, enquanto se canta):

Canto: Ó luz do Senhor (comunidade G. Champus).

T.: Ó Luz do Senhor, que vem sobre a terra, inunda meu ser, permanece em nós!

A – Podemos, de forma livre e espontânea, verbalizar o compromisso que o Espírito Santo, a divina Ruah, soprar em seu interior. Enquanto isso plantamos uma semente na terra boa, na certeza que vai ser germinada, brotará e dará frutos abundantes (música suave).

Canto: Põe a semente na terra não será em vão, não te preocupe, a colheita plantas para o irmão (bis).

L 1- Os pobres e a Terra estão bradando:

T.: Senhor, toma-nos sob o teu poder e a tua luz,/ para proteger cada vida,/ para preparar um futuro melhor,/ para que venha o teu Reino de justiça, paz, amor e beleza. Louvado sejas! Amém.

A – Bênção

– “O Senhor te abençoe e te guarde!

–  O Senhor faça resplandecer sobre ti seu olhar e te conceda sua graça!

–  O Senhor volte para ti o seu olhar e te dê a Paz!” (Nm 6, 24).

–  E permaneçamos com o Pai, o Filho e o Espírito Santo.

 T.: Amém!

– Canto Final:

Tudo está interligado como se fôssemos um; tudo está interligado nesta Casa Comum (bis).

A – Gesto concreto: Todos nós somos convocados a plantar uma árvore, individualmente ou em comunidade.

Fonte: Site CRB


Pesquisa



Veja Também