Mons. Marco Frisina em Campinas

Por Barbara Beraquet | publicado em | Arquidiocese

Mons. Marco Frisina passará pelas cidades de Campinas, São Paulo, Rio de Janeiro e Aparecida. Em sua permanência no Brasil, de 09 a 22 de março de 2019, realizará conferências, concertos e celebrações. O evento chamado “Marco Frisina no Brasil” está sendo organizado pelo Pateo do Collegio (Jesuitas), Schola Cantorum (Pateo do Collegio) e o Coro da Arquidiocese de Campinas.

Mons. Marco Frisina nasceu em Roma. Depois dos estudos clássicos, diplomou-se em Composição no Conservatorio di Santa Cecilia, e, após ter completado os estudos teológicos, especializou-se em Sagrada Escritura no Pontificio Istituto Biblico. Ordenado sacerdote em 1982, desde então exerce o seu ministério na Diocese de Roma. De 1991 a 2011 foi Diretor da Comissão de Liturgia da Diocese de Roma e atualmente é Presidente da Comissão Diocesana para a Arte Sacra e os Bens Culturais, Consultor do Pontifício Conselho para a Promoção da Nova Evangelização e Reitor da Basílica de Santa Cecília no Trastevere. Professor na Pontificia Università della Santa Croce e o Pontificio Istituto di Musica Sacra.

Autor de numerosos cânticos litúrgicos conhecidos e apreciados na Itália e no estrangeiro. Em 1984 fundou – e desde então dirige – o Coro da Diocese de Roma, com o qual anima as mais importantes liturgias diocesanas, algumas das quais são presididas pelo Santo Padre.

Sua produção musical tem mais de trinta Oratórios Sagrados inspirados em personagens bíblicos ou na vida de grandes santos. Ao lado destes, merecem ser mencionados: “Cântico dos Cânticos” escritos em 2009 e apresentados no “Festival Anima Mundi” em Pisa, “Passio Caeciliae” composto em 2011 e apresentado em Roma e Nova Iorque por ocasião das celebrações dos 150 anos da Unificação da Itália, “Paradiso Paradiso” em 2013, para o 56º “Festival dos Dois Mundos” em Espoleto com a participação de Giorgio Albertazzi, e “Até os confins da terra”, inspirado na narrativa no naufrágio de São Paulo em Malta e lá se apresentou em fevereiro de 2017 no centenário do martírio do Apóstolo.

Em 2007 compôs a peça “La Divina Commedia”, a primeira transposição musical da obra-prima homônima de Dante. Na temporada 2009-2010, sua segunda obra para o teatro foi encenada: “Il miracolo di Marcellino”, inspirado no romance de José Maria Sanchez Silva “Marcellino Pane e Vino”. É também autor da música de “In Hoc Signo”, apresentada em 2013 em Belgrado por ocasião do milênio do Édito de Milão e da Ópera-Oratório “Passio Christi” apresentada em 2018 em Málaga.

Foi Promotor e Coordenador da Primeira Conferência dos Corais Italianos, realizada em Roma em setembro de 2014, e do Jubileu dos Corais em outubro de 2016, que contou com a participação de mais de 8.000 cantores de todo o mundo. Desde 2015 é Diretor Artístico do “Concerto com os pobres e pelos pobres” realizado na Sala Paulo VI. Veja a Programação do Mons. Marco Frisina no Brasil:

* Dia 09 de março

20h00 – Missa do I Domingo da quaresma no Pateo do Collegio. Schola Cantorum do Pateo do Collegio, órgão e sexteto de metais – Regente Mons. Marco Frisina.

* Dia 10 de março

09h30 – Missa do I Domingo da Quaresma na Catedral Metropolitana de Campinas – Celebrante Mons. Marco Frisina. Coro da Arquidiocese de Campinas, órgão e sexteto de metais, Clayton Dias, regente.

* Dias 15 a 17 de março

Congresso em São Paulo (ver no site horários).

* Dia 20 de março

“Monsenhor Marco Frisina no Coração da comunidade” – Concerto com a orquestra Ação Social para a Música do Brasil, na Sala Cecilia Meireles no Rio de Janeiro.

* Dia 21 de março

Santuário Nossa Senhora Aparecida – Aparecida/São Paulo

* Dia 23 de março

20h00 – Concerto na Catedral Metropolitana de Campinas.

Clique aqui e saiba mais detalhes e como participar no site do evento.