Papa Francisco completa 10 anos como sucessor de Pedro

Por João Costa | publicado em | Arquidiocese

Francisco durante a recente viagem à República Democrática do Congo e Sudão do Sul, 04.02.2023 (Vatican Media)

************************************************************************

No dia 13 de março de 2013, foi a eleição do nosso Papa Francisco. No dia 19 de março de 2013, ele assumiu o seu ministério como o papa nº 266.

O foco do nosso Papa Francisco, e isso nós podemos falar com muita alegria e gratidão a Deus, foi e é cuidar de todas as pessoas, de modo muito particular dos migrantes e refugiados. Atuar e defender, as periferias do mundo, as chamadas periferias existenciais. Fazer ecoar a voz do Papa em favor da sinodalidade, da casa comum, da luta pela fraternidade universal.

Um novo modo de agir na igreja, como bispo e pastor universal, brilhou e brilha como nosso Papa Francisco. Suas palavras são esculpidas por experiências existenciais, quais sejam, misericórdia, missão, alegria, reforma, fraternidade universal, proximidade, saída, cuidado com o planeta, colegialidade e diálogo.

A motivação é a missão, o cuidado pastoral dos empobrecidos e o rompimento claro do clericalismo que fez e faz, da Igreja como uma instituição ainda auto-centrada e distante do evangelho de Jesus.

Papa Francisco a tempo e contra-tempo que é chegada a hora histórica da Igreja em saída, de seguir as intuições e textos do Concílio Vaticano II. Ele começou a delinear um novo rosto episcopal e ministerial, incluindo todo o povo de Deus. Nesse sentido, busca escolher bispos atentos aos pobres, movidos por amor a humanidade sofredora, lugar teológico privilegiado do corpo de Cristo na História.

Então todos nos rezamos nas intenções do nosso Papa Francisco, nas intenções do seu ministério petrino.

Maria santíssima, caminhe conosco!

Ouça o áudio: