Papa nomeia Bispo Auxiliar para São Carlos

Por Estagiárias PUC-Campinas | publicado em | CNBB

O Papa Francisco nomeou o Pe. Eduardo Malaspina como Bispo-Auxiliar da Diocese São Carlos (SP) e titular de “Pupiana”. A notícia foi publicada nesta quarta-feira, 07 de março, pelo jornal “L´Osservatore Romano”.

Dom Eduardo Malaspina nasceu em Tabatinga (SP) em 12 de julho de 1967. Depois de concluir o seminário menor (1982-1984) e a faculdade de Filosofia no seminário diocesano de São Carlos (1985-1987), fez Teologia na Pontifícia Universidade Católica de Campinas ( 1988-1991). É licenciado em Filosofia pelo Claretiano – Centro Universitário e fez Ciência da Comunicação Social, na Universidade Salesiana, em Roma. Concluiu jornalismo na Universidade do Sagrado Coração em Bauru (2001-2004) e mestrado em Teologia Pastoral na faculdade de teologia Nossa Senhora da Assunção, da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, de 2009-2012.

O religioso ocupou os seguintes encargos: vigário paroquial da paróquia Nossa Senhora do Patrocínio, em Jau (1992); Administrador paroquial da paróquia Nossa Senhora Aparecida, em Américo Brasiliense (SP) de 1992 a 1999; Secretário diocesano de Pastoral e Coordenador Diocesano da Pastoral da diocese de São Carlos, de 2000 a 2008; Representante dos presbíteros da diocese em diversos encontros nacionais de presbíteros (ENP). Também foi professor do seminário do Propedêutico e do Instituto de Filosofia São Tomás de Aquino (INFISTA) da diocese. Foi membro do Conselho de Presbíteros e do Colégio de Consultores e chanceler do Bispado de 2013 a 2017. Atualmente é pároco da paróquia de São Nicolau de Flüe em São Carlos (SP) e vigário geral da diocese.

Dom Leonardo Steiner, Secretário-Geral da CNBB, enviou mensagem de saudação a Dom Eduardo Malaspina que vem auxiliar a Dom Paulo Cesar no pastoreio da Diocese São Carlos (SP). No texto, Dom Leonardo lembra as palavras do Papa Francisco dirigida aos bispos de Bangladesh no final do ano passado: “O bispo é alguém que está presente e está próximo”.

(Fonte: CNBB)