Paróquia recebe relíquias de Dom Bosco

Por Sandra | publicado em | Arquidiocese

Durante os dias 13, 14, 15 e 16 de agosto fiéis poderão visitar a urna, com fragmentos do santo, expostas na igreja

Durante o mês de agosto é celebrado – tradicionalmente pela congregação Salesiana – as festividades em devoção a Dom Bosco – conhecido na história da Igreja Católica como grande santo mestre e pai da juventude. Mas, este ano, as comemorações ganharam um motivo especial: Campinas vai receber as relíquias de Dom Bosco que ficarão expostas para oração e devoção na Igreja Nossa Senhora Auxiliadora, no bairro Guanabara.
“As relíquias de Dom Bosco que ficarão em nossa paróquia são fragmentos do cérebro, dos ossos, da carne, do sangue e cabelos de Dom Bosco; e também os paramentos sacerdotais. Será um momento para rezarmos na presença desse santo tão importante para nossa comunidade”, afirma o pároco da igreja Nossa Senhora Auxiliadora de Campinas, Padre Alexandre Luis de Oliveira.
As relíquias estarão dentro de uma urna acrílica, onde há uma imagem de cera de Dom Bosco, paramentado com suas vestes sacerdotais originais. Além dos momentos de missa, o público poderá visitar a urna durante o dia e a noite. “Nos dias 13, 14 e 15 teremos as missas que compõem o Tríduo de Dom Bosco, especialmente a celebração do domingo (15), às 10h30 será solene e vamos realizá-la no ginásio de esportes do colégio Liceu Salesiano. A missa será presidida pelo Padre Antonio Maria, que tem uma bonita história com Nossa Senhora Auxiliadora, o que o tornou muito próximo do carisma de Dom Bosco e dos Salesianos. Será um momento muito especial para todos nós”, acredita o pároco.
Para garantir que todos os protocolos sanitários em virtude da pandemia sejam cumpridos, como por exemplo, espaçamento social, higienização do local e a garantia do acesso sem aglomeração, a paróquia organizou um esquema especial. Para participar da missa solene é preciso retirar previamente uma pulseirinha de acesso na secretaria da igreja durante os dias que antecedem a celebração e também no dia, os portões do ginásio serão abertos às 8h da manhã, ou seja, 2h30 antes do início da missa.
A última vez que a cidade recebeu as relíquias de Dom Bosco foi em 2009, quando na ocasião outros fragmentos do santo peregrinaram por diversos países como parte das comemorações do bicentenário de Dom Bosco, em 2015.
“Nem todos sabem, mas Dom Bosco também vivenciou com os meninos do oratório uma pandemia, a de cólera em 1854. E em uma experiência de profunda fé e caridade superam todo o momento e saíram ilesos diante de uma sociedade que foi devastada. Vamos aproveitar esses momentos de Dom Bosco conosco e pedir a sua interseção pelo fim desta pandemia que estamos vivendo”, finaliza Pe. Alexandre.


Programação do Tríduo
13/08 – Sexta-feira
18h30: Acolhida da urna com as relíquias de Dom Bosco
(translado da urna do colégio Liceu até a Paróquia pela calçada externa)
19h: Missa e 1º dia do Tríduo de Dom Bosco

*transmissão on-line

14/08 – Sábado
8h às 12h e 15h às 20h:
Igreja aberta para visitação às relíquias de Dom Bosco
18h: Missa e 2º dia do Tríduo de Dom Bosco
*transmissão on-line

15/08 – Domingo
6h: Igreja aberta para visitação às relíquias de Dom Bosco
7h | 8h30: Missa e 3º dia do Tríduo de Dom Bosco
10h30: Missa Solene presidida pelo Pe. Antonio Maria
Local: Ginásio Coliseu – Liceu | Evite aglomerações: os portões serão abertos às 8h.
transmissão on-line 17h | 19h: Missa e 3º dia do Tríduo de Dom Bosco
*transmissão on-line
Até 21h: Igreja aberta para visitação às relíquias.

16/08 – Segunda-feira
6h às 12h e das 13h às 21h: Igreja aberta para visitação às relíquias de Dom Bosco
7h: Missa
19h: Missa Solene: Dia de Dom Bosco e encerramento da presença das Relíquias na Paróquia
*transmissão on-line

* https://www.facebook.com/auxiliadoracampinas
https://www.youtube.com/channel/UCOTjtm3F5NYQSRuQ2U_Cx9Q
Instagram: auxiliadoracampinas

Material cedido pela Pascom da Paróquia Nossa Auxiliadora – Campinas


Pesquisa



Veja Também