• Sobre

• Histórico

A Pastoral Universitária

A Pastoral Universitária tem suas origens na Juventude Universitária Católica (JUC), extinta em torno do ano de 1967. De lá para cá, entre encontros nacionais e a articulação entre os movimentos como o Cristãos Universitários (MCU) e o Movimento Comunhão e Libertação (CL), a Pastoral Universitária foi buscando sua identidade.

Hoje, ela está estruturada em torno de pequenos grupos de universitários – de 4 a 8 estudantes acompanhados por um assessor leigo ou clérigo, ligado direta ou indiretamente ao mundo universitário. Estes grupos se articulam entre si (local, regional e nacional) e, com outras pastorais, se inserem na realidade diocesana, visando aprofundar cada vez mais a comunhão eclesial. Esta busca de identidade eclesial faz da PU, antes de mais nada, uma presença da Igreja no mundo da Universidade.

Objetivos

Dentro da melhor tradição do Movimento da Ação Católica e, mais especificamente, da Juventude Universitária Católica, a PU busca oferecer aos universitários que respondem ao chamado para serem Igreja um espaço de FORMAÇÃO NA AÇÃO, numa perspectiva de educação permanente na fé. O objetivo principal da PU é ser uma presença eclesial dialogante com o mundo acadêmico.

Para tanto, torna-se imprescindível a preparação dos universitários, procurando oferecer espaços e instrumentos para a formação humana e acadêmica, complementar à formação técnica que os estudantes recebem em seus cursos. Os universitários cristãos recebem assim capacitação, não só para terem uma intervenção de qualidade em seu meio específico, mas também para, como profissionais, exercerem seu papel na sociedade, a exemplo de Jesus Cristo.

• Outras Informações

Assessor: