• Sobre

• Histórico

Origem da Pastoral dos Surdos no Brasil Relatar a fundação da Pastoral dos Surdos é uma tarefa imensa, pois são muitos: instituições e congregações religiosas, padres, bispos, religiosas, leigos que contribuíram, conforme o momento histórico e as possibilidades do momento. Contudo podemos destacar duas personalidades marcantes nas origens da pastoral: Monsenhor Vicente de Paulo Penido Burnier, 1º sacerdote surdo brasileiro, de Juiz de Fora (MG) e padre Eugenio Oates, (ouvinte) sacerdote redentorista, nascido nos Estados Unidos. Desde a década de 40, a pastoral buscou espaço na caminhada da Igreja, ambos foram os grandes discípulos missionários através das visitas às escolas, associações e igrejas onde existiam surdos. Mais tarde, padre Volmir Francisco Guiso, deficiente auditivo de Porto Alegre se junta a eles para colaborar no anúncio do Evangelho. Hoje mais dois sacerdotes, Hélio de Jesus, deficiente auditivo de São Luís (MA) e Wilson Czaia, surdo de Curitiba (PR) são testemunhas vivas de que a surdez não é obstáculo para viver o sacerdócio e dedicar-se integralmente aos surdos, mas sinal de superação dos desafios e pôr em prática os talentos, como dons de Deus. Atualmente a Pastoral dos Surdos está presente na maioria dos Regionais e através de um trabalho silencioso e eficaz. Os surdos têm a oportunidade de conhecer, celebrar e testemunhar Jesus Cristo na sociedade de hoje.

Veja mais em Equipes Arquidiocesanas