Pe. Haroldo Rahm celebra 100 anos de vida

Por Barbara Beraquet | publicado em | Arquidiocese

No próximo dia 22 de fevereiro, o Pe. Haroldo Joseph Rahm completa 100 anos de vida. Para celebrar essa data marcante, foram programados dois eventos especiais, que tem como tema “Um século dedicado ao próximo”.
Toda a Arquidiocese está convidada para a Missa em Ação de Graças pela vida do Pe. Haroldo que será celebrada no dia 22 de fevereiro, sexta-feira, às 19h00, na Matriz Nossa Senhora Auxiliadora. O endereço é Rua Baronesa Geraldo de Resende, 330, no Guanabara.
No sábado, dia 23 de fevereiro, às 12h00, será realizado um almoço festivo, no Prime Hall, na Rua Manoel dos Santos, 500, na Cidade Universitária. Os convites e mesas estão à venda pelo site www.centenariopadreharoldo.com.br. Toda a renda desse almoço será revertida para as obras assistenciais do Pe. Haroldo. Ainda há tempo para fazer a sua reserva.
Nascido no ano de 1919, na cidade de Tyler, no Texas – EUA, chegou ao Brasil em 1965 e naturalizou-se brasileiro em 1986. Foi designado pela Companhia de Jesus – Jesuítas para a Arquidiocese de Campinas, onde desenvolveu um trabalho histórico.
Ainda em 1965 fundou o Centro Social Presidente Kennedy, no Bairro São Bernardo, na época uma região carente de recursos, com o objetivo de dar formação através de cursos profissionalizantes. O Centro Kennedy continua a sua missão, sempre com o lema “mais vale o anzol que o peixe”. Iniciou, também, um trabalho de orientação com mulheres e seus filhos, que em 1993 tornou-se o Centro de Estudos e Promoção da Mulher Marginalizada.
Na década de 1970, juntamente com o Pe. Eduardo Dougherty, trouxe para o Brasil, a partir de Campinas, a Renovação Carismática Católica, Movimento que teve origem com um retiro espiritual realizado nos dias 17-19 de fevereiro de 1967, na Universidade de Duquesne, na Pensylvania, EUA.
Foi Diretor Espiritual e grande incentivador do Movimento de Cursilhos de Cristandade, realizado pela primeira vez, no Brasil, na Semana Santa de 1962, na cidade de Valinhos. Foi também, em 1967, junto com uma equipe de dirigentes do Cursilhos de Cristandade, o fundador do Treinamento de Liderança Cristã – TLC, Movimento nascido em Campinas e direcionado para a juventude.
Fundou, em 1978, a “Associação Promocional Oração e Trabalho” (APOT) com o objetivo, na época, de oferecer tratamento e recuperação para homens dependentes de álcool e outras drogas. Em 2009 foi rebatizada com seu nome pela diretoria.
Em 1998 foi co-fundador da Pastoral da Sobriedade da Igreja Católica e no ano 2000 encabeçou a Campanha da Fraternidade “Por um mundo sem drogas” gerando um alerta nacional e dentro das comunidades religiosas para a questão da drogadicção.
Pe. Haroldo ministrou dezenas de cursos, recebeu diversos prêmios e possui mais de 20 livros publicados.
Louvado seja Deus pela vida do Pe. Haroldo Joseph Rahm!