Reinauguração do Órgão Cavaillè-Coll na Catedral Metropolitana

Por Barbara Beraquet | publicado em | Arquidiocese

É com grande alegria e profundo sentimento de gratidão a Deus e a todas as pessoas que colaboraram financeiramente e com suas orações, que a Catedral Metropolitana de Campinas fará a Reinauguração Solene do Órgão Cavaillé-Coll.

No dia 17 de agosto, às 20h, haverá a bênção do instrumento e o descerramento da placa comemorativa. No dia seguinte, 18 de agosto, também às 20h00, haverá um concerto de reinauguração e no domingo, 19 de agosto, às 09h30, Missa Solene na Assunção de Nossa Senhora. Para as três cerimônias teremos a alegria de contar com a atuação do primeiro organista da Basílica Papal de São Pedro, no Vaticano, o Sr. Josep Solé Coll. A Catedral Metropolitana de Campinas está organizando uma agenda de celebrações e concertos que acontecerão regularmente após as cerimônias de reinauguração e que serão oportunamente divulgadas.

O restauro do Cavaillè-Coll da Catedral de Campinas teve início no dia 07 de fevereiro deste ano, sob a responsabilidade do sr. Georg Jann, mestre organeiro alemão, que desde 2006 reside em Blumenau (SC), com vasto currículo de construção e restauro de órgãos no Brasil. Foi feita a desmontagem, avaliação e restauro total dos 702 tubos que compõem o Órgão. A montagem e afinação se encerrou na ultima semana de junho.

Clique aqui e ouça o som contagiante desse fantástico instrumento.

Agora, totalmente restaurado, o Cavaillè-Coll será entregue não somente à Catedral, mas à cidade de Campinas, que sempre se orgulhou por ser conhecida mundialmente como uma cidade de altíssimo nível cultural, intelectual e artístico, que preserva suas tradições e mantém viva sua riquíssima história de desafios e superações.

Órgão Cavaillè-Coll da Catedral foi construído pelo mestre francês Aristides Cavaillè-Coll (04/02/1811-13/10/1899), considerado o mais importante construtor de órgãos do século XIX. A sua montagem, na então Matriz Nova da cidade de Campinas, foi concluída pelo organeiro Antonio Pastore em novembro de 1883, ano da inauguração da igreja, com a execução de partituras da família do maestro campineiro Carlos Gomes.

Era desejo da Catedral que, neste ano de 2018, quando a Diocese de Campinas celebra os 110 anos de sua criação (07 de junho de 1908) e 60 anos de sua elevação à Arquidiocese (19 de abril de 1958), o Órgão Cavaillè-Coll estivesse em funcionamento para a Solenidade de Nossa Senhora da Conceição, Padroeira da Arquidiocese e da Cidade de Campinas, no dia 08 de dezembro. Com a graça de Deus e a competência do sr. Georg e equipe, será possível a reinauguração com quatro meses de antecedência.

A Secretaria da Catedral Nossa Senhora da Conceição permanece aberta diariamente, das 07h00 às 19h00, e está ao dispor para quaisquer esclarecimentos. O telefone de contato é o (19) 3231.2085.