Visita de Dom Airton ao Núcleo Missionário da Vila Soma

Por Setor Imprensa - Comunicação publicado em

Dom Airton José dos Santos, Arcebispo Metropolitano de Campinas, fará, amanhã, dia 11 de fevereiro, a partir das 17h00, uma visita pastoral ao Núcleo Missionário Nossa Senhora Aparecida, na Vila Soma, pertencente à Paróquia Santa Teresinha, em Sumaré, onde presidirá Celebração Eucarística às 18h00.

Em razão do grande déficit habitacional na Região Metropolitana de Campinas, na última década houve um crescimento de ocupações de áreas ociosas. Na cidade de Sumaré, essas ocupações deram origem à Vila Operária e Popular, em área da fábrica ocupada Flaskô, no ano de 2005; à Ocupação Zumbi dos Palmares, em 2008; e à Ocupação Soma, em 2012.

A Vila Soma é considerada a maior ocupação urbana do estado de São Paulo e surgiu da apropriação espontânea de uma área de um milhão de metros quadrados que estava abandonada há duas décadas. O local pertencia à fábrica Soma Equipamentos Industriais, que sucumbiu à concorrência em meados da década de 1980, quando os antigos proprietários decretaram sua falência.

Atualmente residem na ocupação cerca de dez mil pessoas, com 2.500 famílias. Entre os moradores, há 1.784 crianças, 338 idosos e 64 deficientes. Cerca de 1.200 famílias possuem renda inferior a mil reais. Somente 1.340 moradores possuem carteira de trabalho.

Depois de vários processos na Justiça e ameaças de desapropriação, na noite de 13 de janeiro de 2016, o Supremo Tribunal Federal suspendeu, novamente, a reintegração de posse. A decisão de caráter provisório foi tomada pelo ministro Ricardo Lewandowski. A reintegração, portanto, permanece suspensa até o julgamento da ação cautelar.

O início dos trabalhos da Igreja Católica no local se deu com a visita dos Vicentinos da Conferência Santa Teresinha, no final de 2013, com orações nas residências e a entrega da cesta de alimentos. Nos acompanhamentos também eram doados móveis, roupas e produtos de higiene.

A criação de uma capela para a realização de Celebrações Eucarísticas e da Palavra, bem como de atividades pastorais, passou a ser uma necessidade para grande parte dos moradores.  Por iniciativa própria, foi organizado um espaço, dentro da ocupação, chamado “Núcleo Missionário Nossa Senhora Aparecida”, inaugurado em 31 de maio de 2016, com o apoio do Pe. Claudiney Ferreira de Almeida, pároco da Paróquia Santa Teresinha, em Sumaré. Desde então, o Padre incluiu missas e celebrações da Palavra na escala paroquial. Além disso, foi criada a Pastoral da Criança, no intuito de atender a população local. Um grupo também vem se reunindo, semanalmente, para rezar o terço ou novena.

Outras ações Vicentinas em andamento são o início da missãozinha, voltada às crianças e a preparação para a catequese. A equipe também organizou, em contato com o grupo da Renovação Carismática Católica da Paróquia Santa Teresinha, um “Dia de Louvor”. As irmãs da Congregação de São Paulo de Chartres começaram a desenvolver um trabalho com as crianças que precisam de creche.

Informações com Pe. Claudiney, telefone (19) 99223.2160.

01 Visita de Dom Airton ao Núcleo Missionário da Vila Soma