Semana de Oração pela Unidade Cristã – SOUC

Por Wilson Cassanti | publicado em | Arquidiocese

Promovida mundialmente pelo Pontífício Conselho para a promoção da Unidade dos Cristãos (CPUC) e pelo Conselho Mundial de Igrejas (CMI), será realizada de 13 a 20 de maio, a Semana de Oração pela Unidade Cristã – SOUC, que no Brasil é coordenada pelo Conselho Nacional de Igrejas Cristãs (CONIC).

A Semana de Oração ocorre anualmente em todo o mundo, sendo realizada no mês de janeiro no hemisfério norte, em razão das festas de São Pedro e São Paulo, e próximo à Festa de Pentecostes no hemisfério sul.

O tema escolhido para 2018 foi inspirado no livro do Êxodo: “A mão de Deus nos une e liberta” (Ex 15,1-21). O material de reflexão e encontros foi preparado pelas igrejas do Caribe e adaptado, no Brasil, pelo Conselho de Igrejas para Estudo e Reflexão (CIER) de Santa Catarina.

A SOUC 2018 é um convite para refletir sobre o trabalho análogo à escravidão que, no século XXI, fere tanto a humanidade quanto a imagem de um Deus de amor e liberdade. A escravidão e o trabalho humano degradante é um desafio contemporâneo a ser assumido pelas igrejas.

Em Campinas, a Equipe do Diálogo Ecumênico e Inter-Religioso sugere às Paróquias que preparem momentos de celebração específicos para a SOUC. Informações com Terezinha Delgado, telefone (19) 3208.2336.

Na quinta-feira, dia 17 de maio, às 20h00, na Igreja Matriz São Joaquim e Sant’Ana, na Vila União, será realizada uma Celebração Ecumênica da Forania São João XXIII, rezando pela unidade dos cristãos. A celebração vai envolver todas as Paróquias da Forania. O endereço é Rua Drª. Joana Zanaga Aboim Gomes, 1255, na Vila União, telefone (19) 3223.4984.